UEFA Champions League

Sorteio coloca Manchester United contra o Barcelona nas quartas da Champions League

Ajax x Juventus, Liverpool x Porto e Tottenham x Manchester City são os outros confrontos. Sorteio também definiu chaveamento até a final

A taça será entregue em Madri, no dia 1 de junho.
A taça será entregue em Madri, no dia 1 de junho.DENIS BALIBOUSE (REUTERS)

Mais informações

O sorteio das quartas de final da UEFA Champions League, na manhã desta sexta-feira, definiu o Manchester United como próximo adversário do Barcelona, único representante espanhol, no próximo mata-mata do torneio europeu. Do mesmo lado da chave do Barça, estão Liverpool x Porto. Do lado oposto, ficam TottenhamManchester CityAjaxJuventus - Cristiano Ronaldo e Messi só se enfrentariam em uma final. Os jogos das quartas estão marcados para 9 e 10 de abril e 16 e 17 do mesmo mês.

Conforme definiu o sorteio, Barcelona, Porto, City e Juventus jogam a partida de volta em casa. Pela primeira vez nos últimos anos, também foi decidido o chaveamento do torneio europeu até a final, em Madri, no dia 1 de junho. O vencedor de Ajax x Juventus será o mandante na semifinal contra o ganhador do confronto de ingleses, enquanto quem sair de Liverpool x Porto decide em casa o segundo jogo da semi contra Barça ou United. Na final, apesar de ser em campo neutro, foi definido que o mandante será Ajax, Juventus, Tottenham ou City.

A última vez que nem Real Madrid e nem Bayern, duas das maiores potências europeias nos últimos anos, estiveram em uma quartas de final da Champions foi em 2007-08. Seus algozes têm missões bem diferentes: o Ajax, que eliminou o Real, joga agora contra a equipe de Cristiano Ronaldo, que é favorita. Já o Liverpool volta a enfrentar o Porto, mesmo adversário das oitavas de final do ano passado, quando não teve problemas para se classificar com um 5 a 0 no agregado.

Tottenham e Manchester City fazem o confronto de ingleses; é somente a quarta vez da história do torneio europeu que quatro ingleses chegam à fase de quartas. Depois de conseguir uma classificação memorável dentro da casa do PSG, o United tem pela frente o único espanhol restante na Champions, com quem já protagonizou duas finais da competição: em 2008-09 e 2010-11. Nas duas, o Barça saiu campeão.

Veja como contamos o sorteio: