Gol anuncia suspensão de voos com Boeing 737 Max 8 após acidente na Etiópia
"Frota é composta por 121 aeronaves Boeing, das quais sete modelos 737 Max 8", informou a empresa
A queda de um avião na Etiópia levou a Gol Linhas Aéreas a anunciar a suspensão de voos com aviões do modelo Boeing 737 Max 8, o mesmo cuja queda levou à morte de 157 pessoas no país africano. "Sendo segurança o valor número um da GOL, que direciona absolutamente todas as iniciativas da empresa, a companhia informa que por liberalidade, a partir das 20:00 horas de hoje [segunda-feira], suspenderá temporariamente as operações comerciais das suas aeronaves 737 Max 8", informou a empresa em nota.
Segundo a companhia, atualmente sua frota é composta por 121 aeronaves Boeing, das quais apenas sete modelos são 737 Max 8. "A GOL Linhas Aéreas Inteligentes informa que desde o início das operações com o avião Boeing 737 Max 8, em junho de 2018, já realizou 2.933 voos, totalizando mais de 12.700 horas, com total segurança e eficiência", assegurou a companhia. Após o acidente de domingo na Etiópia, a China determinou que suas empresas aéreas não decolem com aviões desse modelo. A justificativa foi a semelhança entre o acidente na Etiópia e outro, de seis meses atrás, na Indonésia, no qual morreram 189 pessoas.
Na nota divulgada nesta segunda-feira, a Gol informou que "os clientes com viagens previstas nas aeronaves 737 Max 8 serão comunicados e reacomodados em voos da empresa ou de outras companhias aéreas, como a nossa parceira Delta Air Lines". A empresa também reiterou sua "confiança na segurança de suas operações e na Boeing, parceira exclusiva desde o início da companhia em 2001" e esclareceu "que está acompanhando de forma intensiva todos os fatos, que permitam o retorno das aeronaves às operações regulares da companhia no menor espaço de tempo possível".
Apesar das declarações de confiança, as ações da Boeing caíram 5,33% na Bolsa de Nova York, o que resultou numa perda de 13 bilhões de dólares no valor de mercado da companhia — a perda chegou a atingir 25 bilhões de dólares ao longo da segunda-feira. A queda das ações da empresa na Bolsa de São Paulo foi de 7,04%, enquanto a Gol teve perda de 2,92%. A Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos ordenou que a Boeing faça melhorias urgentes na sua aeronave mais vendida, mas descartou paralisar a frota enquanto os investigadores trabalham para desvendar as razões da última queda do modelo 737 Max 8. A empresa aérea terá até o final de abril para melhorar seu sistema de controle e manobra.
A companhia norte-americana vinha frequentado o noticiário brasileiro mais intensamente nos últimos meses por conta de seu acordo de fusão com a Embraer, aprovado pelos acionistas da empresa brasileira no fim de fevereiro. Agora, falta apenas o aval das autoridades antitruste do Brasil e dos Estados Unidos, além dos reguladores da União Europeia e da China, onde ambas as empresas possuem negócios.
Tu suscripción se está usando en otro dispositivo
¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?
Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.
FlechaTu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.
Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.
En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.
Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.