_
_
_
_
_

Truques dignos de ‘RuPaul’s Drag Race’ para maquiagem do Carnaval

As dicas de 'drag queens' para uma maquiagem duradoura para o dia a dia e para a folia

As drag queen se transformaram nas prescritoras mais influentes em relação à maquiagem, especialmente as que passaram pelo estúdio do RuPaul’s Drag Race. O programa da mãe de todas as mães do transformismo colocou em evidência um trabalho titânico diante do espelho. “Você se maquia como se fosse a uma batalha. Posso ficar até seis horas para conseguir o resultado”, diz RuPaul. No mínimo, todas precisam de pelo menos duas horas até consegui-lo. Esse trabalho minucioso, quase diário no caso das drag mais bem-sucedidas, as transformaram em autênticos talentos da maquiagem. Os números milionários que estão por trás de cada tutorial publicado em suas redes sociais mostram bem o interesse que existe em aprender com elas e usar seus ensinamentos quer no Carnaval, na festa de gala ou num cotidiano iluminado. O vídeo de Miss Fame para a Cosmopolitan já teve mais de 59 milhões de visualizações, o 100 Years of Drag Queen Fashion da Vanity Fair tem mais de 4,5 milhões; e tutoriais de rainhas como Trixie Mattel, Violet Chachki e Farrah Moan não ficam nunca abaixo dos 3 milhões. Além disso, 12 ex-participantes já têm mais de um milhão de seguidores no Instagram. E os números não param de crescer.

O primeiro truque que surgiu made in drag foi a técnica conhecida como baking. Consiste em aplicar muita maquiagem em pó no rosto e deixá-la agir durante algum tempo. A ideia é que penetre na pele, conseguindo uma aparência muito mais fina e de larga duração, resistente a qualquer atividade (algumas horas de bloco ou de festa?). As irmãs Kardashian a adotaram e foram o eco definitivo para que fizesse sucesso globalmente.

Mas a cartola de truques das drag queen vai muito além. Kim Chi, uma das que mais se sobressaem pela qualidade de suas maquiagens, aconselha as garotas de pele muito branca a usar sombra Tako da Sugarpill, de cor branca fosca, como iluminador. Além disso, para conseguir nos lábios um look metálico quase de holografia e iridescente, nada como aplicar um pouco de sombra de olhos metálica com um pincel sobe o labial líquido recém-colocado, se possível tonificado. A drag coreana recomenda sempre aplicar a maquiagem “usando uma esponja mole e aplicando pequenos golpes. Além disso, lembra que quando mais escuro o produto usado para criar o contorno, mais fino parece”.

São justamente os tutoriais sobre como criar um bom contorno que fazem mais sucesso. “O segredo é usar maquiagem exatamente do seu tom de pele para o contorno do rosto e uma mais clara para o interior. Depois, misturar tudo com uma esponja suave, exercendo pressão para um resultado mais natural”, diz Miss Fame, que possui sua própria empresa de maquiagem. “É importante ter um tom de transição sempre disponível, como laranja ou marrom, para colocar por cima tons brilhantes e, por fim, a maquiagem em pó”, diz Aja.

A maquiadora Kat Von D criou uma linha inspirada na drag Divine.
A maquiadora Kat Von D criou uma linha inspirada na drag Divine.CORTESIA DE KAT VON D

Miss Fame aconselha o uso de corretores em tons vermelhos e laranjas para eliminar marcas e manchas sobre o rosto e começar a maquiagem pela área dos olhos – “Conseguimos um olho maior se levamos o delineador um pouco além do lagrimal” –, exatamente antes do contorno. Aja, sem dúvida, prefere um delineador branco para que o olho pareça maior.

Uma técnica comum nas concorrentes é transformar o rosto em uma tela em branco, antes de começar a aplicar cores. “Para conseguir lábios que pareçam naturais e brilhantes, a primeira coisa é eliminar diretamente a cor natural. Use um tom bege de um labial fundente e, depois, acrescente a cor que realmente quer exibir”, aconselha Valentina.

Se o que te preocupa são as rugas na maquiagem, Tammie Brown tem a resposta: claras de ovo. “Quando a clara secar, cubra com a maquiagem; e devemos usar azeite de oliva para retirar a maquiagem”. Em relação a que tipo usar, Mariah Balenciaga é de opinião que nada como o formato em pó. “É o melhor para evitar um resultado que pareça gorduroso”. E para evitar o efeito guaxinim inverso, Alexis Michelle nos convida a usar “ruge rosa fosco aplicando-o com um pincel sob os olhos. Dará um aspecto mais cálido ao rosto”.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_