Neste Halloween, encarne La Catrina, a simpática caveira do Dia dos Mortos mexicano
Personagem criada por José Guadalupe Posada é um dos principais símbolos do México
Uma das festas que mais representam a cultura do México é o Dia dos Mortos, celebrado no dia 2 de novembro em várias partes do mundo, e que no país é motivo de orgulho nacional. Embora rivalize com a festa de Halloween, comemorada dias antes nos Estados Unidos e em outros países da cultura anglo-saxã, em 31 de outubro, ambas as datas são ótimas desculpas para quem quer se fantasiar meses antes do Carnaval e encarnar um personagem.

Honrando nossos laços latinos com os compañeros mexicanos, ensinamos nesse vídeo, produzido por Saúl Ruiz Mata, um passo a passo de como encarnar La Catrina de los toletes, a simpática caveira feminina criada pelo artista mexicano José Guadalupe Posada (1852-1913), que deu vida ao esqueleto vestido de trajes de gala na série de gravuras de caveiras, mais especificamente com a obra La Calavera de la Catrina. Mais tarde, a emblemática caveirinha foi também retratada por Diego Rivera, em 1947, no mural Sueño de una tarde dominical en la Alameda Central.

Ao contrário de muitos países, o México trata o Dia de Finados como um dia de festa, não de tristeza, apesar da saudade e da dor pelas pessoas queridas que se foram. A festa dos Mortos, de origem pré-hispânica, é uma forma de, ao lembrar a morte, celebrar a vida, como disse Octavio Paz, o único prêmio Nobel de Literatura mexicano: "Nosso culto à morte é um culto à vida".