_
_
_
_
_

Incêndio no Centro de Treinamento do Flamengo, o Ninho do Urubu, deixa pelo menos dez mortos no Rio

Três pessoas estão em estado grave após chamas atingirem o alojamento do CT. Presidente do Flamengo diz ser a maior tragédia da história do clube

Pessoas aguardam por informação na porta do Centro de Treinamento.
Pessoas aguardam por informação na porta do Centro de Treinamento.RICARDO MORAES (REUTERS)
Mais informações
Incêndio no Centro de Treinamento do Flamengo, as últimas notícias ao vivo
Temporal no Rio deixa mortos, soterra ônibus e destrói, novamente, ciclovia
‘Para sempre Chape’, a história de uma equipe antes e depois da tragédia
O choro e a busca por informações no centro de treinamento do rubro negro

Um incêndio no centro de treinamento do Flamengo, conhecido como Ninho do Urubu, na zona oeste da cidade do Rio de Janeiro, deixou dez mortos e três feridos graves, na madrugada desta sexta-feira. O fogo atingiu o alojamento da categoria de base, onde atuam os atletas adolescentes. Começou por volta de 5h e pouco mais de uma hora depois já havia sido controlado. Segundo o Corpo de Bombeiros, dormiam no local jovens entre 14 e 17 anos. De acordo com informações dos Bombeiros e da Defesa Civil, o local não possuía todas as autorizações e laudos necessários para operar. A identidade das vítimas fatais está sendo divulgada conforme as famílias são avisadas pelo clube. Dos dez mortos, nove eram atletas e um ainda não foi identificado.

De acordo com o tenente-coronel dos bombeiros Douglas Henaut, em uma entrevista coletiva no final desta manhã, os bombeiros chegaram ao local por volta de 5h20 e encontraram do lado de fora do alojamento três vítimas feridas, mas conscientes. Elas foram levadas para um hospital municipal e estão estáveis, uma delas em estado mais grave, com queimadoras de terceiro grau, o tipo mais grave. Do lado de dentro do prédio, entretanto, só foram localizadas vítimas fatais. "Queimou tudo, o alojamento todo", afirmou ele. "Tentamos localizar alguém vivo, mas só encontramos os corpos", lamentou.

De acordo com ele, a perícia trabalha para descobrir as causas da tragédia no Flamengo. Segundo o vice-governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, informações preliminares apontam que o fogo teria começado em um aparelho de ar-condicionado. Uma força-tarefa foi montada no Instituto Médico Legal (IML) do Rio, que já recebeu a maior parte dos corpos. A identificação será feita por meio de DNA.

Em um pronunciamento rápido à imprensa no início desta tarde, o presidente do Flamengo, Rodolfo Landim, afirmou que o clube está colaborando com as autoridades para que as causas do incêndio sejam apuradas e que "não vai poupar esforços para tentar minimizar a dor das famílias" das vítimas. "É a maior tragédia pela qual o clube já passou nesses 120 anos" destacou.

Muitos familiares e amigos dos jogadores, alguns de outros Estados, estão na porta do centro de treinamento aguardando informações. O pai de um dos meninos afirmou que conseguiu contato com o filho, que está bem, mas muito assustado. “Ele disse que acordou com uma fumaça, por volta das 5h, chamou um amigo e saiu correndo [...] Não consegue falar direito, só chora”, afirmou em entrevista às redes de televisão que estão no local da tragédia. O centro de treinamento fica no bairro da Vargem Grande.

Imagem aérea do Ninho do Urubu, Centro de Treinamento do Flamengo, na manhã desta sexta-feira.
Imagem aérea do Ninho do Urubu, Centro de Treinamento do Flamengo, na manhã desta sexta-feira.Reprodução

A tragédia comove o mundo do esporte: vários times se solidarizaram nas redes com o Flamengo e com os familiares das vítimas, entre eles a Chapecoense, que há dois anos viveu outra tragédia, e o Fluminense, principal adversário.

Por meio de suas redes sociais, o clube disse estar em luto e lamentou o ocorrido, mas ainda não há detalhes sobre as circunstâncias do incêndio no Ninho do Urubu.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_