Sorteio da Copa Libertadores 2019

Confira os grupos da Copa Libertadores 2019. Pela Sul-Americana, Corinthians estreia contra o Racing

Sorteio no Paraguai coloca Inter no grupo do atual campeão, River Plate, que ainda pode ter o São Paulo

Internacional cai no grupo do River Plate, que ainda pode ter o São Paulo.
Internacional cai no grupo do River Plate, que ainda pode ter o São Paulo.Divulgação

Mais informações

O sorteio da Copa Libertadores da América 2019 que aconteceu nesta segunda-feira na sede da Conmebol, em Luque, no Paraguai, fez brotar as velhas discussões sobre o famigerado "grupo da morte". E o mais cotado para fazer jus a essa alcunha é logo o encabeçado pelo atual campeão River Plate, que terá pela frente Internacional, Alianza Lima e, quem sabe, o São Paulo, caso o time tricolor avance em seus dois confrontos nas fases iniciais – o primeiro é contra o Talleres, da Argentina.

Campeão da Copa do Brasil, o Cruzeiro é cabeça de chave do grupo B, integrado por Emelec, Huracán e Deportivo Lara. Seu maior rival, o Atlético-MG, cairá no grupo E, com Nacional-URU, Cerro Porteño e Zamora, se conseguir superar as fases iniciais do torneio. Já o Flamengo compõe o grupo C ao lado de Peñarol, LDU de Quito e Bolívia 2.

Enquanto o Atlético-PR, campeão da Copa Sul-Americana, figura no grupo G, do Boca Juniors, o campeão brasileiro, Palmeiras, lidera o F, seguido por San Lorenzo, Junior Barranquilla e um vencedor da terceira fase, que pode ser a Universidad de Chile. Por fim, o Grêmio, penúltimo campeão da América, encabeça o grupo H. Vai enfrentar Universidad Católica, Rosario Central e uma equipe oriunda do mata-mata prévio, com boas possibilidades de ser decidido entre Libertad e Atlético Nacional.

Além das chaves da principal competição continental, também foram definidos os confrontos da Sul-Americana. O Corinthians, animado pelo retorno do técnico Fábio Carille, mede forças com o Racing na primeira fase. Primeiro brasileiro a ser sorteado, o Bahia pega o Liverpool-URU.

Ainda abalada pelos incidentes de River x Boca, que levou o clássico histórico para Madri, a cúpula da Conmebol enalteceu durante o evento a implementação da final única nas competições continentais a partir de 2019. A Sul-Americana será decidida em Lima, no Peru, em 30 de outubro. Por sua vez, a final da Libertadores acontecerá no dia 23 de novembro, em Santiago, capital do Chile.

Veja como ficaram os grupos da Copa Libertadores 2019:

Debido a las excepcionales circunstancias, EL PAÍS está ofreciendo gratuitamente todos sus contenidos digitales. La información relativa al coronavirus seguirá en abierto mientras persista la gravedad de la crisis.

Decenas de periodistas trabajan sin descanso para llevarte la cobertura más rigurosa y cumplir con su misión de servicio público. Si quieres apoyar nuestro periodismo puedes hacerlo aquí por 1 euro el primer mes (a partir de junio 10 euros). Suscríbete a los hechos.

Suscríbete