_
_
_
_
_

Confira os grupos da Copa Libertadores 2019. Pela Sul-Americana, Corinthians estreia contra o Racing

Sorteio no Paraguai coloca Inter no grupo do atual campeão, River Plate, que ainda pode ter o São Paulo

Internacional cai no grupo do River Plate, que ainda pode ter o São Paulo.
Internacional cai no grupo do River Plate, que ainda pode ter o São Paulo.Divulgação
Mais informações
River Plate é campeão da Libertadores com direito a virada sobre o Boca Juniors
Bahia, o pioneiro em ações afirmativas no futebol brasileiro

O sorteio da Copa Libertadores da América 2019 que aconteceu nesta segunda-feira na sede da Conmebol, em Luque, no Paraguai, fez brotar as velhas discussões sobre o famigerado "grupo da morte". E o mais cotado para fazer jus a essa alcunha é logo o encabeçado pelo atual campeão River Plate, que terá pela frente Internacional, Alianza Lima e, quem sabe, o São Paulo, caso o time tricolor avance em seus dois confrontos nas fases iniciais – o primeiro é contra o Talleres, da Argentina.

Campeão da Copa do Brasil, o Cruzeiro é cabeça de chave do grupo B, integrado por Emelec, Huracán e Deportivo Lara. Seu maior rival, o Atlético-MG, cairá no grupo E, com Nacional-URU, Cerro Porteño e Zamora, se conseguir superar as fases iniciais do torneio. Já o Flamengo compõe o grupo C ao lado de Peñarol, LDU de Quito e Bolívia 2.

Enquanto o Atlético-PR, campeão da Copa Sul-Americana, figura no grupo G, do Boca Juniors, o campeão brasileiro, Palmeiras, lidera o F, seguido por San Lorenzo, Junior Barranquilla e um vencedor da terceira fase, que pode ser a Universidad de Chile. Por fim, o Grêmio, penúltimo campeão da América, encabeça o grupo H. Vai enfrentar Universidad Católica, Rosario Central e uma equipe oriunda do mata-mata prévio, com boas possibilidades de ser decidido entre Libertad e Atlético Nacional.

Além das chaves da principal competição continental, também foram definidos os confrontos da Sul-Americana. O Corinthians, animado pelo retorno do técnico Fábio Carille, mede forças com o Racing na primeira fase. Primeiro brasileiro a ser sorteado, o Bahia pega o Liverpool-URU.

Ainda abalada pelos incidentes de River x Boca, que levou o clássico histórico para Madri, a cúpula da Conmebol enalteceu durante o evento a implementação da final única nas competições continentais a partir de 2019. A Sul-Americana será decidida em Lima, no Peru, em 30 de outubro. Por sua vez, a final da Libertadores acontecerá no dia 23 de novembro, em Santiago, capital do Chile.

Veja como ficaram os grupos da Copa Libertadores 2019:

Todos os grupos da Libertadores. Flamengo pode ter de jogar duas vezes na altitude, caso o Bolívia 2 seja o San José, de Oruro (3.700m). Quito, cidade da LDU, fica a 2.800m acima do nível do mar.
Caso derrote o Danubio, Atlético-MG pode pegar Barcelona-EQU ou Defensor ou Bolívia 4 na terceira fase. Superando esta etapa, vai para o grupo E, com Nacional-URU, Cerro Porteño-PAR e Zamora-VEN.
Se passar pelo Talleres, São Paulo encara Palestino ou Independiente Medellín na terceira fase. Avançando novamente, cai no grupo A, com River Plate, Internacional e Alianza Lima.
Cruzeiro, campeão da Copa do Brasil, num grupo bastante viável: Emelec-EQU, Huracán-ARG e Deportivo Lara-VEN.
Internacional e Grêmio terão paradas duríssimas pela frente. Sorteio foi cruel com a dupla Grenal.
Pintou pedreira! Caso se classifique nas fases iniciais, o São Paulo cairá no "grupo da morte" com River Plate, Internacional e Alianza Lima-PER.
Vice-campeão da Sul-Americana, o Junior Barranquilla volta a enfrentar o Palmeiras pela Libertadores.
O Grêmio encabeça o grupo H. Vai encarar a Universidad Católica-CHI.
Mais dois embates entre brasileiros e argentinos previstos na fase de grupos: Atlético Paranaense na chave do Boca Juniors e San Lorenzo na do Palmeiras.
Cruzeiro no grupo B, juntamente com o Emelec-EQU. Flamengo cai no grupo D, do Peñarol.
E, no sorteio da fase de grupos, o Internacional cai no grupo A, encabeçado pelo River Plate, atual campeão da Libertadores.
Primeira fase definida.
O São Paulo vai pegar o Talleres-ARG. Primeiro jogo em Córdoba e o segundo no Morumbi.
Na fase 2, o Atlético Mineiro encara o Danubio-URU, decidindo a segunda partida em casa.
FASE 1: Delfín-EQU x Nacional-PAR | Deportivo La Guaira-VEN x Real Garcilaso-PER | Bolívia 4 x Defensor-URU.
Começa o sorteio, com a definição dos confrontos da primeira fase.
Borja e Morelo, que receberam o prêmio pela artilharia da Libertadores, vão auxiliar o sorteio, ao lado dos paraguaios Roque Santa Cruz e Santiago Salcedo.
Discursos, homenagens, protocolos... Mas, até agora, nada de começar o sorteio dos grupos da Libertadores. Evento "padrão-Conmebol".
Discurso de Alejandro Domínguez é um mea culpa pelos vários incidentes na Libertadores deste ano: "É hora de parar de dar desculpas e assumir responsabilidades. A autocrítica da Conmebol é clara. Sabemos que tivemos problemas. E temos de buscar soluções para isso".
Depois de ter uma boa notícia, com a volta do técnico Fábio Carille ao comando, o torcedor corintiano agora assimila o confronto com um dos clubes mais tradicionais da América já na primeira fase da Sul-Americana.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_