_
_
_
_
_

Debate da Record: Ciro, Alckmin e Marina tentam se vender como alternativa à polarização

Edir Macedo, dono da Rede Record e líder da Igreja Universal, disse em seu Facebook que vai apoiar o candidato Jair Bolsonaro na corrida presidencial. Candidato do PSL não participou de embate direto

Mais informações
Após ameaça na TV, Bolsonaro diz agora que não há “nada para fazer” se perder
Uma ilha de mulheres pró-Bolsonaro no coração do sertão pernambucano
Mulheres quebram o jejum das ruas no Brasil com manifestações contra Bolsonaro

Ciro Gomes (PDT), Geraldo Alckmin (PSDB) e Marina Silva (REDE) ainda nutrem esperanças de chegar ao segundo turno na eleição presidencial. Para que isso ocorra, eles sabem que a única chance é se vender como a alternativa à polarização que tem se configurado entre Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT), os líderes de todas as pesquisas eleitorais das últimas duas semanas. No penúltimo debate televisivo na noite deste domingo entre os concorrentes ao Palácio do Planalto, o trio se dedicou a criticar os dois principais adversários e dizer que são eles os capazes de reunificar o país.

“Pretendo ajudar o Brasil a se reconciliar. Pretendo ajudar o Brasil caminhar para além dos personalismos, das adorações a belzebus e a ídolos... O Brasil precisa se debruçar sobre ideias, sobre propostas”, disse Ciro, que, em terceiro nas pesquisas para a eleição do próximo domingo, tenta lembrar ao eleitor que é ele que impõe a derrota mais firme contra Bolsonaro no segundo turno, de acordo com as pesquisas. “Desde 2010 [quando concorri pela primeira vez] falo sobre unir o país”, disse Marina Silva. Enquanto Alckmin afirmou que os “extremos desunem”.

Ao mesmo tempo em que atacaram essa polarização, todos tentaram se mostrar diferentes dos líderes das pesquisas. “O projeto Bolsonaro foi chocado no ninho do PT e do PSDB”, reclamou Marina. Ao que Alckmin estampou: “Nem o radicalismo do Bolsonaro nem o radicalismo do PT, eles não. Estamos juntos para unir o Brasil”.

O rechaço aos dois polos da disputa tem marcado a eleição: se vota também contra o PT de Haddad e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que está preso, ou contra o candidato de extrema direita do PSL. "Comparar PT e Bolsonaro como dois projetos autoritários, convenhamos, não é muito adequado. Isso só faz crescer a ideia que nossa democracia está a mercê de dois projetos não democráticos. Muito ruim", disse o cientista político Eduardo José Grin, professor da FGV, ao comentar o debate para a cobertura ao vivo do EL PAÍS.

Bolsonaro não participou do debate porque está em repouso após receber alta hospitalar, porque ainda de recupera de duas cirurgias em decorrência de um atentado a faca em 6 de setembro. Apesar da ausência, ele foi o tempo inteiro lembrado –e atacado. “Nenhum país democrático tem um Bolsonaro como presidente”, disse Henrique Meirelles (MDB). Ciro Gomes, por sua vez, disse que Bolsonaro emitiu uma frase assustadora ao dizer que não reconheceria o resultado eleitoral, mesmo antes das eleições, ainda que tenha recuado neste domingo. A maioria deles elogiou o movimento #elenão, liderado pela mulheres no último sábado e que reuniu centenas de milhares contra a candidatura de Bolsonaro em várias cidades do país.

Marina afirmou que o concorrente do PSL era antidemocrático e Álvaro Dias (PODE) disse que Bolsonaro representava a marcha da insensatez. Com exceção do candidato do PSOL, todos reclamaram também dos governos do PT. “Não precisa ficar entre a espada da corrupção [do PT] e a cruz do autoritarismo do Bolsonaro”, disse Marina.

Até Ciro, à esquerda de Marina e Alckmin, tentou emplacar a estratégia de equiparar o petista Haddad e Bolsonaro como riscos grandes para o país. Tanto o pedetista como Guilherme Boulos (PSOL) não fizeram a vida de Haddad fácil. O petista teve de responder perguntas duras de seus mais prováveis apoiadores no segundo turno. Por que o PT está reunido com Renan Calheiros, de o MDB apoiou o impeachment, perguntou Boulos. Já Ciro criticou duramente a proposta do PT de fazer uma assembleia constituinte para redigir uma nova Constituição.

Ao comentar o debate, Eduardo José Grin, da FGV, avaliou como difícil essa tentativa de alguns dos concorrentes de se venderem como a terceira via. “Ciro, Marina, Alckmin e Meireles buscando indicar ao eleitor que há uma terceira via de um centro político moderado, de consenso, união, governabilidade e reformas necessárias para o país. A ver se cola”, afirmou o especialista. Em situações de polarização como a brasileira, o candidatos emparedados entre eles são os mais prejudicados.

A debate ocorreu dias depois que o bispo Edir Macedo, da Igreja Universal e o dono da Rede Record, declarou que apoia a candidatura de Bolsonaro. Não é um apoio trivial. A Universal é a maior denominação neopetencostal no Brasil, um eleitorado chave. Macedo e a Igreja também comandam um partido, o PRB, cujo principal expoente é o prefeito do Rio, Marcelo Crivella.

Durante as mais de duas horas de discussões, um dos que mais chamaram a atenção foi Cabo Daciolo (PATRI). Mais uma vez, ele fez suas pregações religiosas, citou a Bíblia e disse que poderia ser chamado de louco, mas pediu para as pessoas pesquisarem na internet sobre o Vostok-2018, que é o nome dado ao maior exercício militar russo desde a era soviética,  a ser realizado pela Rússia com a participação da China e da Mongólia. Em sua visão, o mundo está à beira de uma nova guerra.

Assim contamos o debate ao vivo

Pesquisa BTG Pactual: Bolsonaro oscila dois pontos para baixo e Haddad, um para cima

Pesquisa BTG Pactual/ FSB divulgada na madrugada desta segunda-feira mostra que Jair Bolsonaro (PSL)  oscilou dois pontos para baixo e Fernando Haddad (PT), um para cima. O ex-militar tem 31% as intenções de votos e o petista, 24%. Houve também uma mudança na terceira colocação. Com 11%, Geraldo Alckmin (PSDB) está ligeiramente à frente de Ciro Gomes (PDT), que tem 9%. Na prática, ambos estão empatados, já que a margem de erro é de dois pontos percentuais.

Marina Silva (REDE) deixa a quinta colocação e acaba ultrapassada por João Amoêdo (NOVO). Ela tem 4% e ele, 5%. Os dois empatam dentro da margem de erro. Conforme o levantamento, 2% dos eleitores dizem que votarão em branco ou nulo. Enquanto que 4% não sabem e 6% em nenhum dos concorrentes.

Nas simulações de segundo turno, há três empates técnicos em quatro cenários pesquisados, todos com a presença de Bolsonaro. Quando o adversário é Ciro Gomes, o pedetista tem 45% e o militar, 41%. Se o adversário for Haddad, o petista tem 42% e Bolsonaro, 43%. Se o concorrente for Geraldo Alckmin, o tucano tem 42% e o pesselista, 41%. Só quando Bolsonaro enfrenta Marina Silva a vitória dele está consolidada: 44% a 39%.

A pesquisa foi feita no sábado e domingo por meio de ligações telefônicas. Segundo o BTG Pactual, 2.000 pessoas com mais de 16 anos de idade foram entrevistadas nas 27 unidades da federação. 

FOTO: AFP

Meireles = emprego + renda + confiança + crescimento = resultados para gerar paz e união nacional. Seu discurso tem sido coerente ao longo da campanha, só que com pouco apelo eleitoral, pois é de difícil compreensão dadao que supõe que o eleitor entenda essa equação.

Daciolo fala como candidato a presidente ou como um pastor no púlpito? Falando para o público dos eleitores evangélicos ao elogiar a Tv Record.

Marina e o discurso da União nacional! Como fará isso sem negociar com o Centrão, por exemplo? Discurso de pouca efetividade, que não seja eleitoral.

Boulos e o discurso contra o atraso na política e contra Ele Não. Foi só isso.

Ciro com esse discurso contra o eleitor do PT (ou de Lula?) e PSL passa uma visão de os dois são más escolhas e ele é o bom candidato. Esse discurso pode ser visto como desrespeitoso pelos eleitores.

Álvaro Dias tem insistido, em todos debates, com com combate da corrupção. É pouco como eixo programático de campanha.

Haddad  e o foco no emprego e da educação. O PT e o tempo que a "vida era" boa. Bom para ganhar, mas depois para implantar políticas que resgatem esse "tempo bom" via ser difícil. A ênfase nas mulheres é já pensando no segundo turno, dada a rejeição desse segmento a Bolsonaro.

Alckmin, se destaca virada de última hora, é por reconhcer que ele precisa virar! É um reconhecimento da derrota antecipada! Muito ruim!

Ciro, Marina. Álvaro Dias e Alckmin retomando as aparições de Regina Duarte nas campanhas do PSDB: eu tenho medo do ódio! Esse discurso, de tempos em tempos, ressurge. Agora, com a polarização PT x PSL, parece que ele passou a ser uma alternativa. A conferir se, nessa semana, ele tem algum apelo eleitoral.

Ciro e Daciolo criticando as regras de financiamento público eleitoral, que tem apelo público, dado o desgaste da política na sociedade e da falta de recursos públicos em um contexto em que o cidadão, desempregado, precisa de políticas públicas de saúde, educação etc.

Ciro, o cordato, vai precisar de algum fato muito forte para evitar o crescimento de Haddad. A pergunta de Daciolo deu palanque para Ciro.

O que é a Vostok 2018 citada por Daciolo?

http://cort.as/-AjjA

Daciolo lembra muito o candidato Enéas. Será que terá seu sucesso e com isso elegerá uma boa bancada no congresso?

Cabo Daciolo chama Henrique Meirelles (MDB) e Fernando Haddad (PT) de caras de pau. E diz: “Da próxima vez eu vou trazer um óleo de peroba aqui, pela honra e glória de Jesus”.

Marina enfatizando muito o tema da corrupção, tema com apelo nos segmentos médios e mais escolarizados.

Marina critica o PT, mas não faz como Ciro, a polarização com Haddad. Se ela diza que Bolsonaro amarela ao desconfiar das urnas eletrônicas, talvez ela também se comporte assim ao evitar discutir sua visão com o candidato do PT de forma direta e não enviesada.

Marina com esse discurso está pensando no pós-eleição para manter-se como uma alternativa política.

O discurso do rouba mas faz busca dialogar com as eleitoras indecisas, pois nesse segmento a indecisão está associada a esse tema.

Marina, a pregadora, "explicando" em tom professoral para o eleitor que ele deve cuidar para não ser "enrolado" não deixa de ser uma postura pouco democrática ao dizer que ela está correta em chamar a atenção do eleitor.

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_