Datafolha confirma ascensão de Haddad e aponta empate entre Ciro e Alckmin
Jair Bolsonaro segue liderando, mas pesquisa aponta mesma tendência de estabilidade do Ibope. No segundo turno, como têm mostrado outros levantamentos, o candidato do PSL perderia para o petista
A nova pesquisa Datafolha, divulgada na noite desta sexta-feira, confirma as tendências apontadas por outras pesquisas: Fernando Haddad (PT) segue em sua ascensão, desta vez com 6 pontos além do último levantamento. Com o salto de 16% para 22%, Haddad encurtou para seis pontos sua diferença para o líder das pesquisas, Jair Bolsonaro (PSL-RJ), que segue estável nos 28%. Quem perdeu fôlego e aparece oscilando negativamente dois pontos é Ciro Gomes (PDT), que, agora com 11%, está tecnicamente empatado com Geraldo Alckmin (PSDB), que oscilou de 9% para 10%. Já Marina Silva (Rede) segue em queda livre, com mais uma oscilação negativa, de 7% para 5%.
Bolsonaro manteve seu índice de intenção de voto apesar de um noticiário muito negativo, com discordâncias públicas com seu vice, general Hamilton Mourão, e a revelação de detalhes de sua tensa separação com Ana Cristina Valle, primeiro por meio de um telegrama do Itamaraty e, depois, com a revelação de detalhes sobre um processo judicial. O desgaste da imagem do candidato só se reflete no índice de rejeição e nos cenários de segundo turno. A rejeição de Bolsonaro subiu de 43% para 46%, enquanto, numa possível disputa com Haddad, o capitão reformado do Exército perderia por 45% a 39% — na última pesquisa, os dois estavam empatados em 41%. Bolsonaro também perderia para Alckmin (por 45% a 38%) e para Ciro (por 48% a 38%).
Os candidatos com menor intenção de voto praticamente não apresentaram variação. Apenas o senador Alvaro Dias (Podemos-PR) oscilou negativamente, de 3% para 2%, e o deputado Cabo Daciolo (Patriota-RJ) parece ter colhido um pouco da atenção que chamou no debate da quarta-feira, oscilando positivamente de 0% para 1%. Os outros candidatos permaneceram com os mesmos índices da pesquisa anterior. O Datafolha ouviu 9.000 pessoas em 343 municípios entre os dias 26 e 28 de setembro. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos.
Os principais números da pesquisa
INTENÇÃO DE VOTO
(Entre parênteses o índice de cada candidato na pesquisa anterior, aplicada nos dias 18 e 19/09)
REJEIÇÃO DOS CANDIDATOS
Jair Bolsonaro (PSL): 28% (28%)
Fernando Haddad (PT): 22% (16%)
Ciro Gomes (PDT): 11% (13%)
Geraldo Alckmin (PSDB): 10% (9%)
Marina Silva (Rede): 5% (7%)
João Amoêdo (Novo): 3% (3%)
Alvaro Dias (Podemos): 2% (3%)
Henrique Meirelles (MDB): 2% (2%)
Cabo Daciolo (Patriota): 1% (0%)
Guilherme Boulos (PSOL): 1% (1%)
Vera (PSTU): 1% (1%)
João Goulart Filho (PPL): 0% (0%)
Eymael (DC): 0% (0%)
Brancos/nulos: 10% (12%)
Não responderam: 5% (5%)
Jair Bolsonaro (PSL): 46% (43%)
Fernando Haddad (PT): 32% (29%)
Marina Silva (Rede): 28% (32%)
Geraldo Alckmin (PSDB): 24% (24%)
Ciro Gomes (PDT): 21% (22%)
Rejeita todos: 4% (4%)
Poderia votar em qualquer um: 2% (2%)
Não sabe/não respondeu: 4% (5%)
Tu suscripción se está usando en otro dispositivo
¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?
Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.
FlechaTu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.
Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.
En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.
Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.