Terremoto e tsunami atingem Indonésia e deixam mortos
Os sismos, entre eles um de magnitude 7,5, afetaram a ilha de Celebes, no centro do arquipélago
Um forte terremoto de magnitude 7,5 sacudiu o centro da Indonésia nesta sexta-feira, parte de uma série de abalos que afetaram a zona nas últimas horas. Um deles, de magnitude 6,1, provocou várias mortes - ainda não há um balanço oficial. Os tremores se originaram no meio da ilha de Célebes, no centro do arquipélago, segundo anunciou o Serviço Geológico dos Estados Unidos. As autoridades locais confirmaram danos pessoais e materiais como consequência dos tremores. Como consequência do tremor, um tsunami se formou na região, com ondas de até um metro e meio, segundo a imprensa local.
Um porta-voz da agência BNPB, de resposta à emergências na Indonésia, Sutopo Purwo Nugroho, disse que o balanço provisório das vítimas é de um morto e uma dezena de feridos. "As réplicas são frequentes (...). Algumas casas vieram a baixo", afirmou à agência de notícia Reuters. O jornal indonésio Kompass diz que a magnitude do tremor principal foi de 7,7 e publica que se produziram nove sismos acima de 5 de magnitude.
Segundo o serviço sismológico norte-americano o tremor ocorreu às 7h, hora de Brasília (18.02 hora local). O epicentro estava localizado a 78 quilômetros ao norte da cidade de Palu, capital da província de Celebes Central. A sacudida foi sentida no extremo sul da ilha, onde se encontra a capital, Makassar. Lisa Soba Palloan, residente na localidade de Toraja, a 175 quilômetros de Palau, confirmou a violência dos abalos: "Todo mundo saiu de suas casas e gritava de medo".
A Indonésia sofreu uma série de tremores nos meses de julho e agosto, com um saldo final a mais de 550 falecidos, 400.000 deslocados e mais de 80.000 edifícios danificados. Nessa ocasião, assolaram a ilha de Lombok, situada ao sudoeste da de Célebes. O terremoto mais forte registrado hoje supera a magnitude dos mais intensos daqueles episódios.
Em 2004, um forte terremoto no norte da ilha de Sumatra gerou um tsunami que matou a umas 280.000 pessoas em uma dúzia de nações banhadas pelo oceano Índico, a grande maioria delas na Indonésia. O país se encontra no chamado anel de fogo do Pacífico, uma zona de forte atividade sísmica.
Tu suscripción se está usando en otro dispositivo
¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?
Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.
FlechaTu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.
Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.
En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.
Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.