Grupo de leoas ataca um macho diante de turistas em safári no Reino Unido
Incidente ocorreu em um parque de Birmingham e os cuidadores tiveram de afugentar os animais com um extintor para salvar o leão
Um leão esteve a ponto de morrer na manhã de quinta-feira no West Midland Safari Park de Birmingham (Inglaterra) quando um grupo de nove leoas o atacou sem piedade ante o olhar de um grupo de turistas. O motivo do ataque pode ter sido a idade do leão, velho demais para ser o líder da manada, ou uma disputa por comida. Alguns meses atrás, os leões foram misturados com as leoas, revelou um porta-voz do parque. “Esse processo caminhava bem e não havia motivos para acreditar que poderia haver algum problema”, acrescentou. “Mas, como ocorre com todos os animais selvagens, grupos que convivem em harmonia podem ocasionalmente chegar a ser muito ativos.”
O caso ocorreu diante de turistas que percorriam o parque a bordo de um veículo. Mya Beverstock, de 19 anos, que visitava a atração juntamente com seus pais, registrou em vídeo o ataque ao leão. “Vimos que havia dois leões sentados em uma pedra e rosnando para algo que abaixo deles. Então percebemos que havia várias leoas rodeando um macho. De repente, elas o atacaram”, declarou a jovem adolescente à imprensa britânica.
Os cuidadores do parque conseguiram deter a agressão e salvar o animal. Fizeram isso usando um extintor para afugentar as leoas. “Sempre mantemos nossos funcionários, que estão devidamente treinados, perto dos visitantes, para o caso de ser necessário intervir. Por isso havia um membro experiente de nossa equipe no local, e em nenhum momento foi posta em perigo alguma pessoa”, disse um porta-voz do parque.
Em relação aos motivos do ataque ao macho, normalmente isso ocorre quando as fêmeas acreditam que ele é muito velho para seguir à frente da manada, embora também possa ser provocado por uma disputa por alimento. A direção do safári minimizou o incidente: “Os machos estão há alguns meses no processo de se misturar com as fêmeas. Isso tem corrido bem e não havia nenhuma razão para acreditar que haveria problemas”, reiterou.
Tu suscripción se está usando en otro dispositivo
¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?
Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.
FlechaTu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.
Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.
En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.
Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.