_
_
_
_
_

Estes alimentos podem te ajudar a parar de fumar

Vários estudos identificam quais alimentos pioram o sabor do tabaco e podem ajudar a reduzir o vício em nicotina

“Os fumantes às vezes confundem a fome com a vontade de fumar”, explica Jeffrey P. Haibach, pesquisador do Departamento de Saúde Comunitária e Hábitos Saudáveis da Universidade de Buffalo (Estados Unidos). Então, se conseguimos essa sensação de saciedade com alimentos que também tenham a capacidade de reduzir o desejo de tabaco, será mais fácil parar de fumar? Isto é o que Haibach e sua equipe analisaram em um estudo que concluiu que os fumantes com maior ingestão de frutas e legumes fumaram menos cigarros por dia, esperaram mais tempo para fumar o primeiro cigarro do dia e mostraram menor dependência nicotina nos testes.

Mais informações
Como o pulmão de um fumante se tornou viral
Esporte, a chave para parar de fumar
Estados Unidos querem que cigarros não viciem

Depois de entrevistar mais de 1.000 fumantes com mais de 25 anos e acompanhá-los durante 14 meses, os pesquisadores descobriram que aqueles que consumiam mais frutas e verduras tinham três vezes mais probabilidades de parar de fumar do que aqueles que não as consumiam. A relação entre a dieta e o tabagismo era algo que já havia sido identificada em estudos anteriores, mas a dúvida que não tinha sido esclarecida era se o consumo de frutas e verduras aumentava como consequência de deixar de fumar ou, inversamente, graças às melhorias na alimentação era possível reduzir o hábito, que é o que conclui este estudo.

Alimentos que tornam o sabor do tabaco pior (ou melhor)

As razões, dizem os pesquisadores, podem ser variadas: “As frutas e verduras ajudam a reduzir a dependência de nicotina, a fibra destes ingredientes gera maior sensação de saciedade...”. Mas também “que estes alimentos pioram o sabor do tabaco”.

Outro estudo anterior, também publicado pelo Jornal Nicotine & Tobacco Research, investigou precisamente os alimentos que poderiam ser parte de uma “dieta para parar de fumar” por tornar os cigarros menos palatáveis” ou ser “o começo para a criação de uma goma de mascar ou uma pílula com esse fim”. “Como comprovou um estudo realizado por pesquisadores da Universidade Duke, na Carolina do Norte (EUA), alguns alimentos pioram o sabor do cigarro, entre eles as frutas, as hortaliças e os produtos lácteos”, explica a endocrinologista Julia Álvarez, chefe da seção de Endocrinologia e Nutrição do Hospital Universitário Príncipe de Astúrias, em Alcalá de Henares.

Ao contrário, acrescenta, “consumir bastante carne, álcool e café produz o efeito oposto, pois realça seu sabor, tornando o ato de fumar mais atraente”. Uma lista de amigos do tabagismo que coincide com aquela do estudo da Universidade de Buffalo.

“Melhorar a dieta”, argumenta Haibach, “deveria ser parte das recomendações para deixar de fumar”, mas adverte que devemos encarar esses resultados com cautela, pois mais estudos são necessários “para identificar os mecanismos que explicam como frutas e verduras podem ajudar os fumantes a parar”. Além disso, não se deve esquecer, como apontam os pesquisadores da Duke, que “nenhum tratamento é 100% eficaz e todos precisam de força de vontade”. Sem ela, “essa medida por si só não funcionará para deixar de fumar: pode tornar os cigarros menos atraentes, mas no final, se uma pessoa quiser fumar, o fará o igualmente”.

Se uma dieta mais rica nesses alimentos não ajudar você a ao menos reduzir seu consumo de cigarros, o que é certo é que ela ajudará a reduzir o impacto que a fumaça do tabaco tem sobre seu organismo. “A vitamina C se esgota mais rápido nos fumantes”, explica a este jornal Andreu Palou, professor de Bioquímica da Universidade das Ilhas Baleares. Por isso, Giuseppe Russolillo, presidente da Academia de Nutrição e Dietética recomenda aumentar a ingestão de frutas como tangerina, laranja e toranja, e também o consumo de substâncias bioativas ou fitoquímicos, que se encontram “nos produtos de grãos integrais, em todas as frutas, verduras e hortaliças, nas frutas secas e nos legumes”.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_