Torcedora número um da Croácia: sua presidenta
Kolinda Grabar-Kitarović se transformou em um dos rostos da radiante torcida croata durante sua bem-sucedida participação na Copa da Rússia

Existem espectadores da Copa da Rússia que não passaram desapercebidos. Um deles é a presidenta croata, Kolinda Grabar-Kitarović, a quem veremos de novo no domingo na final de sua seleção contra a França.
A presidenta croata conquistou a simpatia de muitos torcedores do restante do mundo por sua paixão pelo futebol. Voou à Rússia de classe econômica, viu da arquibancada como qualquer outro torcedor a partida das oitavas de final contra a Dinamarca, e não hesitou no momento de se levantar no camarote para comemorar um gol nas quartas enquanto o primeiro-ministro russo, Dmitri Medvedev, olhava para o outro lado.
Kolinda Grabar-Kitarović, presidenta de Croacia, viajó al Mundial en un vuelo comercial y clase económica.
— Ale Padín (@ale_padin) July 7, 2018
Disfrutó todos los partidos de su selección en la grada, con la gente.
Hoy fue requerida en el palco de presidentes y festejó el gol como cualquier aficionada.#CRO pic.twitter.com/y9sK68w9yW
Russian Prime Minister Dmitri Medvedev suddenly regrets inviting Croatia's President Kolinda Grabar-Kitarović to watch the match in Sochi with him pic.twitter.com/lUs1HlTPR1
— Robert Mackey (@RobertMackey) July 7, 2018
Grabar-Kitarović perdeu a partida das semifinais contra a Inglaterra porque precisou comparecer à reunião da OTAN em Bruxelas, mas não perdeu a oportunidade para promover sua seleção.
Em fotos que publicou no Twitter a presidenta aparece presenteando a camiseta de quadrados vermelhos e brancos da seleção a seu homólogo norte-americano Donald Trump e à primeira-ministra britânica Theresa May. Explicou à imprensa que não pôde ver a partida pela televisão, mas que acompanhou o decurso do jogo durante o jantar oficial com os outros líderes da aliança militar.
Corridor talks #NATOSummit2018 #Brussels pic.twitter.com/maYU5DFYTs
— Kolinda GK (@KolindaGK) July 11, 2018
“A atmosfera era maravilhosa porque todos os aliados estavam apoiando todos nós. É uma boa notícia que as quatro equipes que chegaram às semifinais sejam da Aliança”, disse à imprensa em Bruxelas. “(O presidente da França Emmanuel) Macron e eu combinamos de nos encontrar em Moscou no domingo de modo que estarei lá torcendo pela equipe”.
Zovi, samo zovi, svi će sokolovi, Za te život dati! 🇭🇷❤️⚽️🥇
Posted by Kolinda Grabar-Kitarović on Saturday, July 7, 2018
Grabar-Kitarović, de 50 anos, se transformou em 2015 na primeira mulher presidenta do país balcânico. É membro do partido conservador HDZ (União Democrática Croata) que lutou pela independência do país da antiga Iugoslávia em 1991.
A Croácia conseguiu na quarta-feira a classificação à final pela primeira vez em sua curta história após vencer por 2x1 a Inglaterra na prorrogação. No pequeno país balcânico de pouco mais de quatro milhões de habitantes o sucesso da seleção foi comemorado com grandes festas nas ruas.
Outros membros do Governo apareceram vestidos com a camiseta da seleção. O primeiro-ministro, Andrej Plenkovic, disse que as vitórias da seleção “são a melhor promoção possível para o país a nível global”.