Seleccione Edição
Entra no EL PAÍS
Login Não está cadastrado? Crie sua conta Assine

Como ficaram as oitavas de final da Copa do Mundo

França e Argentina abrem fase de 'mata-mata' neste sábado. Brasil e México se enfrentam na segunda

Oitavas de final Copa 2018

A Copa do Mundo Rússia 2018 já tem seus 16 classificados para as oitavas de final, depois que Colômbia e Japão se juntaram nesta quinta-feira a Inglaterra e Bélgica, que já tinham vaga garantida e disputavam apenas a liderança do seu grupo. A Europa é a grande dominadora, com 10 participantes nas oitavas, contra cinco das Américas e um da Ásia (o Japão).

OITAVAS DE FINAL

  • França x Argentina: sábado, 30 (11h). Vitória da França. A seleção francesa, que terminou como primeira do grupo C, eliminou a Argentina com uma atuação fulminante de Mbappé. Em jogo de sete gols, jovem craque francês ofusca Messi e comanda os franceses rumo às quartas de final.
  • Uruguai x Portugal: sábado, 30 (15h). Vitória do Uruguai. O Uruguai, uma das melhores seleções do torneio, eliminou o Portugal de Cristiano Ronaldo com dois gols de Cavani, classificando-se para as quartas contra a França. Pepe marcou o gol da seleção lusa no placar de 2 x 1.
  • Espanha x Rússia: domingo, 1 (11h). Vitória da Rússia. Após empate na prorrogação, o goleiro russo Akinfeev pega duas penalidades e garante os donos da casa nas quartas de final da Copa. E a Roja se despede do Mundial após um início de competição dramático, que teve destituição do técnico Lopetegui e a chegada de Hierro.
  • Croácia x Dinamarca: domingo, 1 (15h). Vitória da Croácia. A seleção croata se classificou para as quartas e eliminou a Dinamarca por 3 x 2 nos pênaltis. O croata Subasic venceu o duelo de goleiros ao pegar mais cobranças que Schmeichel.
  • Bélgica x Japão: segunda-feira, 2 (15h). Vitória da Bélgica.  Belgas levam 2 a 0 no primeiro a tempo, mas viram o placar e conseguem vencer por 3 a 2 com um gol de contra-ataque no apagar das luzes. Agora Bélgica enfrenta o Brasil na próxima sexta (6).
  • Suécia x Suíça: terça-feira, 3 (11h). Vitória da Suécia. A organização sueca prevaleceu mais uma vez. Com uma das defesas mais sólidas da Copa, a Suécia travou o ataque suíço e contou com a sorte para vencer o bom goleiro Sommer e avançar para as quartas de final do torneio.
  • Colômbia x Inglaterra: terça-feira, 3 (15h). Vitória da Inglaterra. Mina marca mas não evita a derrota da Colômbia para a Inglaterra do artilheiro Kane nos pênalties.

QUARTAS DE FINAL

  • Uruguai x França: sexta-feira, 6 (11h). O primeiro jogo das quartas de final terá dois campeões mundiais. Uruguai, a única equipe que não marcou um gol durante toda a fase de grupos, vai enfrentar a França de Mbappé, que atropelou a Argentina e está emergindo como um dos principais personagens do campeonato.
  • Brasil x Bélgica: sexta-feira, 6 (15h). O grupo liderado por Tite saiu de um empate (1-1) com a Suíça, para duas vitórias, uma sobre a Costa Rica (2-0) e outra sobre a Sérvia (2-0). Com a vitória contra o México, a seleção brasileira está a três jogos da conquista da Copa do Mundo e o tão sonhado hexa. Já a Bélgica venceu no último minuto para o Japão depois de ter sido colocado nas cordas pelo técnico Roberto Martinez.
  • Rússia x Croácia: sábado, 7 (15h). O anfitrião enfrenta a Croácia depois de eliminar a Espanha na disputa de pênaltis. Os russos fizeram história com sua classificação e chegaram as quartas pela primeira vez na era pós-soviética. Pela frente, eles terão uma das melhores seleções desta Copa do Mundo, a Croácia liderada por Modric e Rakitic.
  • Suécia x Inglaterra: sábado 7 (11h).

MAIS INFORMAÇÕES