_
_
_
_

O pênalti simulado que o VAR tirou de Neymar

Uma inexistente penalidade no jogo entre Brasil e Costa Rica é a primeira anulada pela tecnologia

Neymar se joga no lance do pênalti anulado pelo VAR.
Neymar se joga no lance do pênalti anulado pelo VAR.Michael Sohn (AP)
Mais informações
Neymar desafia o discurso ético de Tite
Árbitro esnoba o VAR e Brasil estreia com empate amargo diante da Suíça
O VAR não acaba com a injustiça no futebol
Suíça bate Sérvia e Brasil fica a um empate das oitavas

O VAR volta a ser protagonista na Copa do Mundo. Desta vez, não para assinalar um pênalti, mas para anulá-lo. Aconteceu aos 32 minutos do segundo tempo, quando o jogo do Brasil contra a Costa Rica ainda estava empatado em 0 a 0, e a canarinho procurava o gol com insistência diante de um rival muito fechado. Neymar caiu na área e o árbitro marcou pênalti. O juiz, o holandês Bjorn Kuipers, inclusive, explicou aos jogadores o motivo: o camisa 10 teria sido empurrado pelo zagueiro Giancarlo González. Mas enquanto Neymar esperava para bater o pênalti, a videoarbitragem (VAR) interveio. O holandês se aproximou do televisor para revisar o lance e, depois de ver as imagens, em que o atacante visivelmente se joga na área, anulou a marcação do pênalti.  Neymar sorriu como se não acreditasse na mudança de opinião do árbitro. O craque brasileiro já tinha discutido com o holandês no intervalo, quando os jogadores e o árbitro estavam a caminho dos vestiários.

Doze minutos depois do pênalti anulado, aos 45 do segundo tempo, Philippe Coutinho abriu o placar para a equipe de Tite e, nos acréscimos, quase no lance final, Neymar liquidou o jogo. A partida será lembrada pelo primeiro pênalti anulado com o VAR na história das Copas. A tecnologia multiplicou o número de penalidades neste Mundial. Nos primeiros 23 jogos, foram assinalados 11 pênaltis, cinco deles com ajuda do árbitro de vídeo, um a mais que os 10 marcados nas 48 partidas de toda a primeira fase da Copa de 2014 no Brasil. 

Após o primeiro jogo desta Copa, em que o Brasil empatou por 1 a 1 diante da Suíça, a CBF apresentou uma reclamação à FIFA porque o árbitro não pediu para revisar no VAR o gol da Suiça, marcado após falta de Zuber sobre o zagueiro Miranda.

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo

¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?

Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.

¿Por qué estás viendo esto?

Flecha

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.

Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.

En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.

Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_