Guerrero tem suspensão ampliada e está fora da Copa do Mundo 2018
Tribunal Arbitral do Esporte amplia para 14 meses a punição ao craque da seleção peruana por doping
Paolo Guerrero, atacante do Flamengo e capitão da seleção peruana de futebol, está fora da Copa do Mundo 2018. O Tribunal Arbitral do Esporte (TAS), na Suíça, anunciou nesta segunda-feira, 14 de maio, a decisão de ampliar a pena do jogador por doping de seis para 14 meses de suspensão.
Inicialmente, Guerrero foi punido por um ano por doping pela FIFA, mas teve a pena reduzida a seis meses em dezembro e desde o início de maio estava apto a jogar. Agora, porém, não cabe mais recurso da decisão do TAS, que é a última instância a julgar o caso. Em sua decisão, o Tribunal Arbitral do Esporte ressaltou que o atacante "não tentou melhorar seu rendimento ingerindo substância proibida", mas o responsabilizou por "negligência".
Guerrero testou positivo para uma substância que também se encontra presente na cocaína, depois de um teste feito em 5 de outubro, em Buenos Aires, após o Argentina x Peru pelas Eliminatórias da Copa da Rússia.
O atacante peruano só poderá retornar aos gramados a partir de 2019 — o contrato com o Flamengo acaba em agosto deste ano. Neste domingo, após marcar um gol pelo time carioca sobre a Chapecoense (que derrotou o Flamengo por 3 a 2 pelo Campeonato Brasileiro), Paolo Guerrero voltou a se defender e a negar ter feito uso de substâncias proibidas. "Não fiz absolutamente nada que possa me complicar, porque sou um jogador profissional, me cuido, e sei o que posso tomar ou não", afirmou.
O TAS absolveu César Cielo antes da Olimpíada 2012. Ele era acusado pelo uso de diurético que pode mascarar substâncias para melhorar desempenho. O mesmo TAS agora condena com rigor Paolo Guerrero, que não obteve qualquer vantagem em campo. Nem sempre a justiça vale para todos.
— Breiller Pires (@breiller) May 14, 2018
A ausência de Guerrero na Copa do Mundo da Rússia 2018 é um grande desfalque para a seleção peruana de futebol, que se classificou para o Mundial após 36 anos fora da competição.
Tu suscripción se está usando en otro dispositivo
¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?
Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.
FlechaTu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.
Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.
En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.
Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.