_
_
_
_

Guerrero é punido por um ano após exame antidoping e perde a Copa do Mundo

O capitão do Peru testou positivo para substância encontrada também na cocaína depois de jogo contra a Argentina nas Eliminatórias

Guerreiro celebra um gol contra a Colômbia no dia 10 de outubro.
Guerreiro celebra um gol contra a Colômbia no dia 10 de outubro.Rodrigo Abd (AP)
Mais informações
Guia da Copa 2018: todas as seleções que disputam o Mundial na Rússia
Guerrero tem suspensão ampliada e está fora da Copa do Mundo 2018

A FIFA suspendeu por um ano por doping Paolo Guerrero, atacante do Peru e do Flamengo. O capitão e grande astro da seleção peruana testou positivo para uma substância que também se encontra presente na cocaína, depois de um teste feito em 5 de outubro, em Buenos Aires, após o Argentina x Peru pelas Eliminatórias da Copa da Rússia.

O jogador, suspenso preventivamente desde 3 de novembro, não pôde disputar a eliminatória definitiva contra a Nova Zelândia, na qual o Peru conseguiu uma classificação histórica para um Mundial, ao qual regressa 36 anos depois de sua última participação e em que Guerrero, de 33 anos, não poderá jogar. Sua suspensão termina em 3 de novembro de 2018. A seleção do país, dirigida por Ricardo Gareca, está no grupo C, com França, Austrália e Dinamarca.

O metabólico da cocaína encontrado (Benzoilecgonina) está incluído na lista de substâncias proibidas em competição da Agência Mundial Antidoping (AMA) na categoria de estimulantes não especificados. O resultado do jogo no qual ele textou positivo (0 a 0) não será afetado pelo doping de Paolo Guerrero. O regulamento estipula que um resultado é anulado se mais de dois jogadores de uma equipe derem positivo. “A suspensão cobre, entre outros, todos os tipos de partidas, incluindo as de clube, as internacionais, amistosos e oficiais”, afirma a nota da federação internacional de futebol. Guerrero, que marcou 13 gols em suas 45 partidas internacionais pelo Peru, também não poderá jogar por sua equipe atual, o Flamengo. A equipe brasileira pode rescindir o contrato com o peruano, que vai até agosto de 2018.

Paolo Guerrero e sua federação podem recorrer ao Tribunal Arbitral do Esporte (TAS) contra a suspensão determinada pela FIFA. Mas a AMA também pode recorrer para ampliar a punição para dois anos, o padrão mínimo para os positivos por doping. A FIFA não explicou quais foram as circunstâncias atenuantes para suspendê-lo por apenas um ano.

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo

¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?

Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.

¿Por qué estás viendo esto?

Flecha

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.

Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.

En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.

Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_