Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Peru e Paraguai abandonam Unasul
A metade das nações integrantes do bloco anti-estadunidense criado há uma década decidem suspender sua participação
A metade dos países pertencentes à Unasul, o bloco sul-americano criado em 2008 pelo presidente venezuelano Hugo Chávez para contrapor o domínio dos Estados Unidos na região, decidiu suspender sua participação, afirmou um funcionário brasileiro à Reuters na sexta-feira.
Os governos de Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Peru e Paraguai acreditam que o bloco estava à deriva sob a atual presidência rotativa da Bolívia, segundo um comunicado enviado aos ministros brasileiros, e visto pela Reuters.
Funcionários das outras quatro nações confirmaram a decisão de suspender as atividades da organização que ficou paralisada pelas divergências durante um ano e meio. Os governos de centro-direita que assumiram o poder em vários países da região nos últimos anos melhoraram suas relações com Washington nos últimos anos.
A Unasul foi criada há 10 anos quando o populismo esquerdista defendido pelo falecido líder venezuelano era mais forte na América do Sul. Chávez e outros líderes naquele momento se opuseram à proposta respaldada pelos Estados Unidos de uma Zona de Livre Comércio no continente americano e em seu lugar estabeleceram a Unasul, uma união econômica e política que finalmente serviu para dar a essas nações presença internacional.
A iniciativa também foi uma tentativa de fugir da Organização de Estados Americanos (OEA), com sede em Washington, que os esquerdistas consideravam uma ferramenta para promover a política dos Estados Unidos na América Latina.
Os membros restantes da Unasul são Venezuela, Bolívia, Equador, Uruguai, Guiana e Suriname. “A Unasul trabalha por consenso, mas as diferenças entre os pontos de vista político e econômico de seus membros são tão grandes que já não é possível funcionar”, disse um diplomata peruano que pediu para não ser identificado, porque não tinha autorização para falar publicamente.
Tu suscripción se está usando en otro dispositivo
¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?
Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.
FlechaTu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.
Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.
En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.
Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.