As mulheres do EL PAÍS aderem à greve feminista deste 8 de março
Redações no Brasil, México e Espanha, além de correspondentes internacionais, reforçam mobilizações
A greve feminista teve grande adesão no EL PAÍS. A maioria das mulheres que integram as redações da Espanha (Madri e Barcelona), Brasil e México aderiu à paralisação de 24 horas convocada neste 8 de março, Dia Internacional da Mulher. Os postos de trabalho estão sendo ocupados quase unicamente por homens nas primeiras horas de expediente.
Em uma reunião no dia 28 de fevereiro, o conjunto de trabalhadores decidiu por ampla maioria aderir à greve geral em defesa da igualdade e que a paralisação fosse realizada exclusivamente por mulheres.
Nas últimas semanas, as jornalistas do EL PAÍS desenvolveram ações para conscientizar os trabalhadores do jornal sobre a necessidade de atender à convocação, que, há cerca de um ano, começou a tomar forma de mobilização de massa a fim de combater violências machistas, a desigualdade trabalhista e salarial e a opressão por motivos de gênero.
O jornal realizou nas semanas anteriores à greve uma ampla cobertura sobre o Dia da Mulher, com diversas informações e reportagens como o especial sobre mulheres que fizeram história na ciência e um resumo explicando por que os movimentos feministas se manifestam contra o ódio e o feminicídio em várias cidades brasileiras.
Tu suscripción se está usando en otro dispositivo
¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?
Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.
FlechaTu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.
Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.
En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.
Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.