Trump chama Kim Jong-un de “gordo e baixo” depois de ser xingado de “velho lunático” pela Coreia do Norte
A nova escalada de insultos chega durante a reta final da viagem do presidente dos Estados Unidos à Ásia
Insultos, armas nucleares e tuítes. O planeta nunca assistiu a uma combinação tão explosiva em uma escalada nuclear. Na reta final de sua viagem à Ásia, o presidente Donald Trump, de 71 anos, não conseguiu resistir e, depois de ter sido chamado de “velho lunático” pelos meios de comunicação públicos da Coreia do Norte, voltou a lançar no sábado um bombardeio contra seu inimigo favorito: o Líder Supremo, Kim Jong-un, de 33 anos. “Por que Kim Jong-un me insultaria, me chamando de velho, quando eu nunca o chamei de baixo e gordo? Bom, tento tanto ser amigo dele, e talvez um dia isso aconteça!”
As águas pareciam ter se acalmado. Em sua viagem ao Japão, China, Coreia do Sul e Vietnã, o presidente dos EUA se concentrou no fortalecimento de alianças para estreitar o cerco a Pyongyang e acabar com seu acelerado programa balístico e nuclear. Durante esses dias, não foram vistas grosserias em suas relações com líderes anteriormente maltratados, como o presidente chinês, evitou problemas, como a sangrenta questão dos direitos humanos. Tudo foi subordinado ao objetivo norte-coreano, a verdadeira linha mestra da diplomacia norte-americana.
Essa estranha calma veio abaixo depois que os EUA e a Coreia do Sul fizeram uma demonstração de força com manobras militares sem precedentes e Pyongyang manifestou sua reação à viagem. “Ninguém pode prever quando o velho lunático da Casa Branca vai perder a cabeça e começar uma guerra nuclear”, disse o regime por meio de veículos de comunicação públicos. “Nunca poderão nos assustar ou frear nossos avanços. Eles nos empurram a acelerar os esforços para a grande causa, a força nuclear nacional”, afirmou a agência estatal KCNA. Algumas horas depois, veio a reação de Trump, um político que nunca deixa um ataque sem resposta.
Why would Kim Jong-un insult me by calling me "old," when I would NEVER call him "short and fat?" Oh well, I try so hard to be his friend - and maybe someday that will happen!
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) November 12, 2017
Não é a primeira vez que ambos os líderes se provocam. Em setembro, quando estreou na Assembleia Geral da ONU, o presidente norte-americano ameaçou a Coréia do Norte de “destruição total” se colocasse a segurança dos EUA em risco e chamou Kim Jong-un de “homem-foguete”.
O tirano norte-coreano não deixou por menos. “Com certeza vou domar com fogo o americano desequilibrado e senil”, soltou em um discurso transmitido pela televisão, no qual também ameaçou com uma resposta contundente. “Farei que o homem que tem a prerrogativa do comando supremo nos Estados Unidos pague muito caro por seu discurso. Agora que Trump insultou tanto a mim quanto ao meu país aos olhos do mundo, e fez a mais feroz declaração de guerra da história, que destruirá [a Coreia do Norte], consideraremos seriamente a implementação de uma contramedida correspondente, do maior nível de dureza”, afirmou.
Desde então, embora a tensão nunca tenha se dissipado, a escalada verbal tinha ficado estacionada. De costas um ao outro, os dois Governos continuaram suas estratégias. Agora, com a nova série de insultos, os ares da instabilidade voltaram a soprar.
Tu suscripción se está usando en otro dispositivo
¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?
Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.
FlechaTu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.
Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.
¿Tienes una suscripción de empresa? Accede aquí para contratar más cuentas.
En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.
Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.