_
_
_
_
_

Cineasta Paolo Sorrentino retrata a vida de excessos de Berlusconi

"Espero que não seja um ataque", alerta o político italiano sobre o filme que está sendo filmado

Toni Servillo como Silvio Berlusconi
Toni Servillo como Silvio BerlusconiEL PAÍS
Mais informações
Berlusconi conclui venda do Milan a investidores chineses
Uma vida de luxo sob suspeita
Berlusconi: “Traga as garotas, somos velhinhos, mas temos poder”
A Justiça italiana absolve Silvio Berlusconi pelo ‘caso Ruby’

Silvio Berlusconi está de volta. E, quando decide retornar ao cenário, o ex-Cavaliere sabe como chamar a atenção. Fez isso dirigindo-se a um dos nomes de maior prestígio do cinema italiano, Paolo Sorrentino. O vencedor do Oscar, em 2014, por A Grande Beleza, está finalizando seu último filme sobre o magnata das telecomunicações que foi primeiro-ministro da Itália três vezes. "Chegaram até mim rumores estranhos sobre o novo filme de Sorrentino", comentou Berlusconi, em uma coletiva de imprensa em Milão para promover o referendo sobre a autonomia da região em que nasceu, a Lombardia, convocado para domingo, 22 de outubro. "Espero que não se trate de uma agressão política ou pessoal", continuou o líder de direita, respondendo a pergunta sobre o que achava das primeiras imagens do filme, nas quais o ator Toni Servillo, que o interpreta, aparece com uma camisa branca, com as mangas enroladas, e um imperturbável sorriso.

Sorrentino (Nápoles, 1970) gosta de colocar a sua câmera nos bastidores do poder. "Para mim, um filme serve para revelar um mistério. Na Itália, muitos segredos estão vinculados à Igreja, à política, à Máfia. O que me interessa é contar histórias sobre esses mundos", comentou o diretor, em uma entrevista à BBC. Depois de levar às grandes telas o político da Democracia Cristã, Giulio Andreotti - Il Divo, de 2008 - e o enigmático Papa protagonista da série The Young Pope (2016), o cineasta napolitano coloca o foco em cima do personagem italiano mais conhecido e controverso das últimas décadas.

O diretor italiano Paolo Sorrentino
O diretor italiano Paolo SorrentinoCordon Press

A obra, no entanto, está rodeada por uma rígida discrição. Até agora, são conhecidos o título - Loro - (eles, em português) e o elenco. O papel principal é de Toni Servillo, ator fetiche de Sorrentino. A filmagem começou no verão, na capital, nos antigos Fóruns Romanos, e a poucos passos da mansão onde o ex-primeiro-ministro organizava jantares com prostitutas que deram a volta no planeta. Nesta semana, foram difundidas as primeiras imagens da filmagem.

"O mundo tem uma ideia errada de Berlusconi", refletiu Sorrentino, na entrevista à BBC. "Como se fosse um pessoa muito simples. Mas, estudando, entendi que é muito mais complicado. Gostaria de conseguir descrever um personagem complexo. Eu me interesso pelo homem que há por trás do político". Nas imagens que a BBC divulgou com exclusividade, há uma festa na borda de uma piscina, com muitas mulheres e homens jovens: "Estou acostumado a observar o poder", acrescentou o diretor. "Mas meu filme não será apenas sobre Berlusconi. Será também sobre outros italianos, pessoas que giravam ao seu redor, na esperança de mudar os seus destinos usando Berlusconi".

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_