Milhares de estudantes marcham em Barcelona a favor do referendo da Catalunha
Jovens também fazem greve estudantil e convocam catalães a votar no referendo no domingo

Milhares de estudantes do ensino médio e universidade se concentraram na quinta-feira, dia 28 de setembro, em Barcelona e em outras cidades catalãs em favor do referendo de domingo, 1 de outubro. A marcha pelas ruas da capital catalã, a maior já vista, é o ato principal da greve estudantil que acontece desde quarta-feira na Catalunha.
A marcha em Barcelona começou com uma concentração na praça Universitat. O coletivo Universidades por la República, que convocou a paralisação e a concentração, deu início ao ato explicando aos jovens que a greve é para “fazer uma campanha que o Estado espanhol não nos deixa fazer de maneira normal”. “No domingo votaremos”, disse um porta-voz, e os manifestantes começaram a gritar em coro o já clássico “Votarem!” [Votaremos].
plaza Universitat llena y siguen llegando estudiantes pic.twitter.com/nDbDlq7VDD
— Clara Blanchar (@clarablanchar) September 28, 2017
"Mariano mi villano favorito" [Mariano – Rajoy presidente do Governo da Espanha – meu malvado favorito] e "Cuando la dictadura es un hecho, la revolución es un derecho" [Quando a ditadura é um fato, a revolução é um direito] são alguns dos cartazes que podem ser lidos na marcha. Representantes da Arran, da Unió de Pagesos e do Sindicat d’Estudiants dels Països Catalans são algumas das vozes que participam do ato inicial da manifestação convidando a votar. A organização anunciou que serão distribuídas cédulas durante a marcha, que termina no bairro de Sants, na plaza dels Països Catalans.
Llegan los bomberos!! pic.twitter.com/H7KSqF0Pdd
— Jessica Mouzo (@CinzasNoPeto) September 28, 2017
Os bombeiros também marcaram presença na manifestação. Mais de uma centena deles cruzou a praça em fila, recebendo, por parte dos estudantes, gritos de “Mais bombeiro e menos polícia”. Alguns dos bombeiros, por precaução, usam o escudo da Generalitat (Governo regional da Catalunha) coberto com um adesivo.
Encapuzados picharam um escritório do banco Bankia e receberam vaias dos estudantes.
Varios encapuchados hacen una pintada en una sede de Bankia. Los manifestantes los abuchean y les gritan que se vayan. pic.twitter.com/bPd7vSjZZb
— Jessica Mouzo (@CinzasNoPeto) September 28, 2017
Mais informações
Arquivado Em
- Conflitos políticos
- Política autonómica
- Comunidades autónomas
- Eleições
- Comunidade educativa
- Referendo sobre a Independência da Catalunha 2017
- Protestos estudantis
- Generalitat Catalunha
- Referendo
- Independentismo
- Movimento estudantil
- Catalunha
- Gobierno autonómico
- Estudantes
- Administração autônoma
- Ideologias
- Educação
- Espanha
- Administração pública
- Política