_
_
_
_
_

Dia da Terra: mais advertência que celebração

Google comemora no mundo todo o Dia da Terra com um Doodle: veja o que você pode fazer

Uma das imagens do Doodle animado do Google, que celebra o Dia da Terra 2017.
Uma das imagens do Doodle animado do Google, que celebra o Dia da Terra 2017.Reprodução.
Mais informações
Parque Indígena do Xingu, santuário da cultura brasileira que completa 56 anos
Lotta Macedo de Soares, a paisagista autodidata que embelezou o Flamengo
Descoberta de planetas estimula a imaginação do Google

Em 22 de abril, o mundo inteiro celebra o Dia da Terra, uma expressão simples e ao mesmo tempo cheia de conteúdo, já que faz referência ao planeta que habitamos e ao que temos feito com ele para as futuras gerações. A origem dessa data remonta a 1970, ano em que teve início um movimento ambiental nos Estados Unidos que levou às ruas 20 milhões de pessoas para lutar por um entorno mais saudável.

A manifestação conseguiu conscientizar os políticos sobre a importância da natureza e o cuidado com o meio ambiente, propiciando a criação da Agência de Proteção Ambiental dos EUA. Essa associação se encarrega das leis para obter ar limpo, água potável e conservação de espécies em perigo de extinção.

O Google homenageia o Dia da Terra para que todos nós reflitamos sobre o seu cuidado, incentivando uma maior preocupação sobre a poluição, os animais, as plantas e os ecossistemas. O Doodle de hoje segue a história de uma raposa que dorme e sonha com uma Terra poluída e afetada pela mudança climática. A raposa acorda sobressaltada e, rapidamente, começa a fazer pequenas mudanças de estilo de vida para cuidar do planeta. Ao longo do caminho, recruta amigos (incluindo o gato Momo e a rã favorita do Google, Weather) para se unirem à sua tentativa de proteger e melhorar o ambiente.

A fim de combater situações como o branqueamento do coral e a poluição, os três ecoguardiões do Google tomam medidas como comer menos carne, compartilhar e desligar dispositivos eletrônicos não utilizados.

O planeta que habitamos tem 4,543 bilhões de anos e continua sendo o único objeto conhecido no universo capaz de abrigar vida. Também é o planeta mais denso do Sistema Solar, mas nos últimos 35 anos perdeu um terço da vida silvestre – o que é muitíssimo e dificilmente recuperável.

A Organização das Nações Unidas (ONU) decidiu instituir o 22 de abril como o Dia Internacional da Mãe Terra, reconhecendo que nosso planeta e seus ecossistemas são o lar da humanidade e que, se quisermos conseguir um justo equilíbrio entre as necessidades econômicas, sociais e ambientais das gerações presentes e futuras, será necessário promover a harmonia com a natureza.

É nessa jornada que, de alguma maneira, todos os países, instituições e cidadãos tomam consciência de que temos que celebrar, mas sobretudo cuidar do planeta.

Se nos preocupássemos mais em compartilhar informações sobre o ambiente, se nos solidarizássemos com a reciclagem de embalagens, nos comprometêssemos com a economia de água, com a utilização de energia limpa e conhecêssemos a lista de animais em perigo de extinção, sem dúvida contribuiríamos para a melhorar o que nos cerca e o que deixaremos para as futuras gerações.

E, para que tudo não fique só na teoria, o que você pode fazer pela Terra? Aqui vão alguns conselhos simples para cuidar do planeta com pouco esforço e grandes resultados:

. Utilizar lâmpadas de baixo consumo;

. Apostar nas energias renováveis;

. Dar mais vida à natureza, plantando pelo menos uma árvore;

. Reciclar e conhecer o que é biodegradável e o que não é;

. Não utilizar sacolas de plástico ou reciclá-las se tiver que usar;

. Calcular a pegada de carbono. Com a ajuda de um calculador de carbono, é possível conhecer qual é a contribuição pessoal ao aquecimento global e, desse modo, reduzir a poluição de cada um.

Mas talvez o conselho mais simples seja fazer com que todos os dias sejam o Dia da Terra. Para isso, nada melhor do que se comprometer diariamente com o nosso planeta.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_