_
_
_
_
_

Rússia declara ilegal compartilhar esta imagem de Putin maquiado

Usuários de redes sociais do resto do mundo compartilham a ilustração como protesto

Ilustração de Vladimir Putin popularizada durante as manifestações em favor dos direitos LGBT+ na Rússia em 2013
Ilustração de Vladimir Putin popularizada durante as manifestações em favor dos direitos LGBT+ na Rússia em 2013

A Rússia aprovou em 2013 uma lei que censura informações que validem a homossexualidade como conduta aceitável. Durante as manifestações de protesto contra essa medida junto à Duma russa, a câmara dos deputados, se popularizou um cartaz que mostra Vladimir Putin maquiado. O Ministério da Justiça do país acaba de incluir a imagem em uma lista de materiais extremistas, mas não foi capaz de impedir que essa ilustração se transformasse nos últimos dias em um meme recorrente nas redes sociais fora do país. É compartilhada com frequência com a hashtag #Putinsofab.

Como explica The New York Times, as autoridades russas tomaram medidas a respeito. Em 2016 um tribunal do país já considerou o post de Tsvetkov extremista, junto a outras publicações críticas à Administração de Putin que apareciam em seu perfil. A própria rede social bloqueou seu perfil “por infringir os termos de uso” do site.

O Ministério da Justiça foi um passo além dessa sentença, ao incluir agora a ilustração na lista oficial de materiais extremistas do Governo. Nela estão incluídas mais de 4.000 entradas, como por exemplo gravações radiofônicas e textos publicados em sites que questionam decisões governamentais e sentenças judiciais ocorridas no país.

O objeto censurado de número 4.071 corresponde a esta imagem de Putin Maquiado. Descreve-se no documento oficial como “um cartaz que mostra um homem parecido com o presidente russo, Vladimir Putin, com maquiagem no rosto, cílios e lábios. O autor ou os autores do mesmo sugerem que o presidente tenha uma orientação sexual fora do padrão”.

Ao informar sobre esta censura recente, The Moscow Times, jornal russo em língua inglesa criado por estrangeiros residentes no país, foi o primeiro veículo a mostrar a ilustração a que se refere o Governo russo com uma imagem de arquivo.

Usuários de redes sociais de todo o mundo, entre eles jornalistas e representantes de organizações em favor dos direitos humanos, compartilham atualmente a imagem que tanto incomoda Vladimir Putin como protesto.

"Agora é ilegal na Rússia compartilhar uma imagem de Putin como um palhaço gay, mas no momento continua sendo legal aqui [nos Estados Unidos]. Compartilhe antes que Trump proíba também".

"Na Rússia insegura de Putin, é ilegal agora publicar imagens como esta que mostram Putin como um palhaço gay".

"Rússia censurou esta imagem de Putin como um palhaço gay. Por favor não retuíte, repito NÃO RETUÍTE".

"A imagem de Putin gay foi censurada na Rússia".

"A imagem do Putin palhaço gay é agora ilegal na Rússia, então por favor não compartilhe".

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_