_
_
_
_
_

Itália abre o debate: é necessária uma licença-menstruação?

No Japão, a lei prevê esse direito desde 1947. Perguntamos a especialistas sobre as consequências desta medida

A proposta abriu um grande debate sobre as consequências positivas e negativas da medida.
A proposta abriu um grande debate sobre as consequências positivas e negativas da medida.Cordon Press

A Itália poderia se transformar no primeiro país ocidental a ter uma política de "licença-menstruação" para as mulheres trabalhadoras. É o que propõe um projeto de lei apresentado há poucos dias por quatro deputadas (Romina Mura, Daniela Sbrollini, Maria Iacono e Simonetta Rubinato) do Partido Democrático. A câmara baixa do Parlamento italiano já começou a discutir a proposta, que, se aprovada, obrigará as empresas a conceder três dias por mês de licença remunerada (com 100% do salário diário) às funcionárias que tiverem dor durante a menstruação. Elas terão que passar por um controle médico anual para certificar que sofrem de dismenorreia, a dor pélvica também conhecida como cólica menstrual. A medida afetaria os contratos por tempo integral e parcial, permanentes ou temporários, em empresas públicas e privadas. Embora a medida, a priori, possa parecer benéfica para as trabalhadoras, tem gerado um intenso debate no país europeu. Poderia levar as empresas a contratar menos mulheres? Devemos partir do pressuposto de que ficar em casa é um direito de toda mulher que tem essa dor?

Contra

A revista feminina Donna Moderna considera que a medida poderia fazer com que "os empresários prefiram contratar homens em vez de mulheres". Uma opinião similar à de Daniela Piazzalunga, economista que analisou o lado negativo da proposta para The Washington Post. "As mulheres já estão tendo dias livres por causa da dor menstrual, mas a nova lei permitiria que fizessem isso sem precisar utilizar as licenças por doença ou outras autorizações. No entanto, se for aprovada, a iniciativa poderia ter repercussões negativas: a demanda por mulheres trabalhadoras poderia cair, ou elas inclusive poderiam ser penalizadas em termos salariais ou de promoção", afirma. Segundo a escritora feminista Miriam Goi, da edição italiana de Vice, também existe o risco de que, em vez de romper tabus sobre a menstruação, a medida acabe "reforçando os estereótipos sobre as mulheres e sua condição emocional e hormonal naqueles dias".

Mais informações
Jovem argentina é inocentada depois de passar dois anos presa por aborto
Contratos com clubes impedem atletas espanholas de engravidarem
Justiça europeia permite que empresas proíbam véu islâmico no trabalho
Província do Canadá quer o fim da obrigatoriedade do salto alto no trabalho

A favor

Os defensores da medida a consideram um sinal de progresso, ressaltando a importância de reconhecer a dor feminina num país em que 60% a 90% das mulheres têm cólica. "A proposta é um gesto humano que reconhece a dor que muitas mulheres precisam suportar durante o ciclo menstrual, diz em seu canal do YouTube Irene Facheris, fundadora do site feminista Bossy. A edição italiana de Marie Claire também se posicionou a favor, definindo o projeto de lei como "estandarte do progresso e da sustentabilidade social".

Erika Irusta, pedagoga especializada em educação menstrual e autora do blog El caminho de Rubí, assim como de vários livros sobre o assunto, compartilha sua opinião com S Moda. "A primeira coisa que precisamos esclarecer é que a menstruação, em si, não deveria provocar dor. Quando dói, denomina-se dismenorreia, e sempre existe um motivo por trás que precisa ser averiguado e tratado. Portanto, uma pessoa que sofre de uma doença crônica mensal não merece ter direito a uma licença? Não achamos normal quando um homem que tem algum tipo de doença crônica se ausenta do trabalho?", diz a especialista. "As mulheres enfrentam uma dura dicotomia. O problema não é nosso corpo, e sim que tenhamos de escolher entre dois horrores: ir trabalhar com dor e aguentar a jornada à custa de medicamentos que só anestesiam os sintomas e nem sequer tratam o problema ou enfrentar o fato de que não queiram nos contratar", afirma, contundente.

A Itália propõe três dias por mês de licença remunerada por dor menstrual.
A Itália propõe três dias por mês de licença remunerada por dor menstrual.GETTY

Segundo Irusta, é "aberrante que o foco seja colocado em nós, mulheres". Ela diz que até mesmo para as empresas seria positivo tomar medidas que ajudassem suas funcionárias a lidar com a dor menstrual. "Tratá-las como seres humanos, em vez de computadores que são substituídos quando estragam, faria com que sentissem mais afinidade pela empresa e melhoraria o seu rendimento."

Yolanda Besteiro, presidenta da Federação de Mulheres Progressistas, confessa a S Moda que é complicado situar-se num dos grupos. "Por um lado, de modo ideal, é sem dúvida uma grande medida. Mas, levando em conta que vivemos num mundo em que podem demitir você simplesmente por ser mãe, é evidente que uma licença desse tipo poderia prejudicar as mulheres", explica. Justamente na Itália, quase 25% das mulheres grávidas são demitidas durante a gravidez ou logo depois de dar à luz (embora isso seja ilegal), de acordo com um relatório do ISTAT, o instituto nacional de estatísticas italiano. Segundo The Washington Post, os empresários do país relutam em contratar mulheres e mantê-las no cargo depois que elas têm filho. Como resultado, a Itália possui uma das taxas mais baixas de participação feminina no mercado de trabalho da Europa. Apenas 61% das italianas trabalham, bem abaixo da média do continente (72%).

Licença menstruação em outros países

Caso o projeto de lei seja aprovado, a Itália será o primeiro país da União Europeia a adotar essa política, muito mais popular nos países asiáticos. No Japão, a lei que regula as licenças trabalhistas desse tipo – seirikyuuka, que significa "direito fisiológico" – data de 1947. Em Taiwan, as mulheres têm, desde 2013, licença paga de três dias por menstruação. A Coreia do Sul aprovou a medida em 2001. Já na Indonésia, as mulheres têm direito a dois dias por mês pelos efeitos gerais (não se diferenciam entre físicos e psíquicos) da menstruação. Até mesmo algumas multinacionais como a Nike, além de empresas menores como a Coexist, em Bristol, adotaram a medida como parte da sua política interna para que as trabalhadoras possam se ausentar do trabalho durante a menstruação.

Será que a Espanha está perto de ter medidas desse tipo? Tanto Irusta como Besteiro concordam que isso é pouco provável e que os espanhóis têm um longo caminho pela frente. "A menstruação é política, mas, depois da complicação com o coletor menstrual e considerando os poucos avanços que existem na higiene feminina, acredito que ainda estamos longe", diz Irusta.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_