Um sobrevivente do Chapecoense: “Achei que era um pesadelo, que estava sonhando”
Erwin Tumiri, membro da tripulação do voo que levava a Chapecoense, lembra a tragédia
Erwin Tumiri é um dos seis sobreviventes do acidente de avião do Chapecoense. Trabalhava como técnico da companhia boliviana Lamia e por isso estava a bordo do avião que devia levar a delegação da Chapecoense de Santa Cruz (Bolívia) a Medellín (Colômbia) no último dia 30. Mas o avião – aparentemente por falta de combustível, segundo as primeiras investigações – acabou batendo no monte Gordo, a poucos quilômetros do aeroporto de destino. O acidente matou 71 pessoas, e outras seis foram hospitalizadas com graus diferentes de gravidade. Tumiri, um dos mais afortunados, já teve alta e voltou nesta segunda-feira ao seu país. Ao chegar a Cochabamba, no centro da Bolívia, contou o “pesadelo” que viveu depois do desastre. Em seu relato descreve como ajudou uma colega, a comissária Ximena Suárez, a tirar o cinto de segurança e liberar um pé que tinha ficado preso entre os restos do avião. Eles foram os únicos membros da tripulação que sobreviveram, junto com três jogadores da Chapecoense e um jornalista brasileiro. Os dois tripulantes esperaram juntos enquanto viam luzes ziguezagueantes se aproximarem pela montanha. O que se seguiu foi registrado em outro vídeo: o do emocionante resgate de Tumiri enquanto gritava os nomes de outros colegas que não tiveram a mesma sorte.
Tu suscripción se está usando en otro dispositivo
¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?
Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.
FlechaTu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.
Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.
En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.
Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.