_
_
_
_
_

Oposição fala em impeachment de Temer enquanto aliados minimizam demissão de Geddel

FHC diz que governo pode ser uma pinguela, mas é o que se tem. Três peemedebistas e um petebista são cotados para ministério

Geddel e Temer em imagem de junho passado.
Geddel e Temer em imagem de junho passado.EVARISTO SA

A demissão do ministro Geddel Vieira Lima (PMDB) da secretaria de Governo de Michel Temer deu combustível para a oposição tentar emplacar um pedido de impeachment e fez com que os aliados do presidente minimizassem o uso do cargo público para interesses pessoais.

Mais informações
Deputados governistas celebram Geddel em ato de defesa após escândalo
Homem forte de Michel Temer, Geddel Lima balança no cargo, mas não cai
Geddel espera a poeira baixar no deserto da nossa amnésia

A sexta-feira em Brasília foi de intensa articulação política e de dezenas de declarações de todos os lados. A preocupação da gestão peemedebista é que as votações no Congresso Nacional na próxima semana  – a da proposta de emenda constitucional do Teto de Gastos, no Senado, e a das Dez Medidas Contra a Corrupção, na Câmara dos Deputados – possam sofrer alguma influência diante da crise gerada pela queda de um dos homens de confiança do presidente. Ao perder o seu sexto ministro em seis meses, o Palácio do Planalto diz que o ministro demissionário não soube avaliar o tamanho da crise e diz que ele deveria ter se demitido, antes, principalmente para não atrapalhar uma agenda positiva que Temer queria implementar no seu Governo até o fim do ano.

O ex-ministro da Cultura Marcelo Calero disse à Polícia Federal que Temer e Geddel o pressionaram para interceder em favor do então colega da secretaria de Governo na construção de um luxuoso edifício residencial em Salvador. Essa obra foi embargada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), órgão que é vinculado à Cultura. Como Geddel comprou um apartamento nesse prédio, ele queria que Calero atuasse junto ao IPHAN para reverter esse impedimento. O então ministro se negou a fazê-lo e, segundo relatou à Polícia Federal, passou a receber pressão de vários representantes da gestão Temer, entre eles Geddel e o próprio presidente, além do ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, e do secretário de Assuntos Jurídicos da Casa Civil, Gustavo Rocha.

“O governo vacilou bastante. A decisão pela saída tinha que ser no primeiro momento. A denúncia é grave, robusta", diz Jarbas Vasconcelos

O deputado Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE), um dos poucos parlamentares independentes no Legislativo brasileiro que vez ou outra é consultado pelo presidente, fez um diagnóstico semelhante ao feito por assessores da presidência. “O governo vacilou bastante. A decisão pela saída tinha que ser no primeiro momento. A denúncia é grave, robusta. Fica a lição. Contra Geddel existiam precedentes. Agora, tem de fazer substituição rápida e que seja uma pessoa de bons antecedentes”, afirmou. O agora ex-ministro fora citado na operação Lava Jato e, na década de 1990, chegou a ser investigado por uma Comissão Parlamentar de Inquérito, que acabou o inocentando.

Uma das razões que interferiram na demora por essa demissão foi a de que Geddel e Temer são amigos de longa data e o presidente avaliava que seu subordinado estava fazendo um bom trabalho na articulação com o Legislativo, pois juntos conseguiram aprovar todas as propostas que enviaram desde que assumiram os cargos com o impeachment de Dilma Rousseff (PT).

Candidatos a ministro

A queda mal foi concretizada e já começaram a surgir os nomes de prováveis substitutos. Alguns deles são Moreira Franco, o atual secretário responsável pelo programa de privatizações do Governo, os ex-deputados Sandro Mabel e Rodrigo Rocha Loures, e os deputados federais Darcídio Perondi e Jovair Arantes.

Desses todos ventilados até o momento, apenas Jovair não é do PMDB, é filiado ao PTB. Se Temer se decidir por esse último, terá levado em conta não só a troca de seu articulador político, mas também buscará fazer uma costura política para acalmar sua base no Legislativo, já que Jovair é um dos fortes nomes do grupo denominado Centrão na disputa pela presidência da Câmara em fevereiro do ano que vem.

Mabel é atualmente, um empresário e assessor especial da Presidência que não foi nomeado oficialmente no cargo, mas despacha no Palácio do Planalto. Rocha Loures é chefe da assessoria parlamentar da Vice-Presidência e trabalha com Temer desde 2011. Perondi foi o relator da PEC do Teto de Gastos na Câmara e é um combativo deputado defensor do Governo. Todos atuaram nas articulações parlamentares para derrubar a gestão Rousseff.

Em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, Temer disse que o próximo ministro tem de ser “alguém que não seja metido com nada”. Quando assumiu o cargo, ainda que interinamente, o presidente dizia que teria um ministério de notáveis. Agora, registra a malquista média de uma exoneração de ministro por mês.

De impedimento à pinguela possível

No Senado a gritaria em torno do caso foi amplificada. O líder da minoria, Lindbergh Farias (PT-RJ), disse que nem a saída de Geddel do Governo seria capaz de frear uma investigação contra Temer. “Esse é um caso claro de crime de responsabilidade, de advocacia administrativa, de trafico de influência. Se o presidente Michel Temer fez isso com um ministro da Cultura, para intervir num empreendimento imobiliário na Bahia, fico a pensar nos outros ministérios. O que estaria acontecendo com o pré-sal, que envolve multinacionais petroleiras?”, questionou o petista. Até segunda-feira as legendas de oposição deverão apresentar um dos pedidos de impedimento do presidente.

O tom da senadora Vanessa Graziotin (PCdoB-AM) foi semelhante. “O Geddel deveria ter se demitido na semana passada, quando foi divulgada a prática ilegal, imoral e criminosa que ele estava adotando”, declarou a parlamentar.

Entre os aliados de Temer, seus principais defensores foram dois tucanos, o ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso e o senador Aécio Neves, além do senador e presidente interino do PMDB, Romero Jucá – este que foi o primeiro ministro de Temer a cair por suspeita de envolvimento na operação Lava Jato.

"O que temos que fazer é atravessar o rio. Isso é uma ponte, pode ser uma ponte frágil, uma pinguela, mas é o que se tem", diz Fernando Henrique Cardoso

Participando de um evento do PSDB em Brasília e de um almoço de alguns dos correligionários com Temer no Palácio da Alvorada, FHC disse que não é o momento para se preocupar com “coisas pequenas”, pois é preciso se preocupar com a recuperação econômica do Brasil. “Na situação de transição é difícil, ministros caem, outros vêm. O importante é não perder o rumo. Diante das circunstâncias brasileiras, depois do impeachment, o que temos que fazer é atravessar o rio. Isso é uma ponte, pode ser uma ponte frágil, uma pinguela, mas é o que se tem”, afirmou.

Já Aécio, que perdeu as últimas eleições presidenciais, disse que respeita a decisão pessoal de Geddel de pedir demissão em prol do bem da gestão peemedebista e que o PSDB reafirma o apoio ao governo federal. “Nosso esforço, nesse instante é olhar para frente. Temos um Brasil em frangalhos, onde a economia não reage, onde o desemprego continua crescendo. Temos que ter força e união para aqui no Congresso Nacional avançarmos na agenda do ajuste fiscal pois somente ela vai inspirar novos investimentos no país e a partir daí a recuperação do emprego” declarou.

Jucá, que também é líder do Governo no Congresso, tratou a queda do sexto ministro de Temer como um fato isolado e disse acreditar que isso não afetará nas votações no Legislativo nas próximas semanas. “As votações Congresso são compromisso da base e qualquer fato isolado não terá impacto no entendimento que o governo tem para melhorar o país”, afirmou em sua conta no Twitter.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_