Curry vegetariano por 10 reais

Ao provar esse prato, você vai se considerar uma pessoa afortunada, mesmo se não tiver um tostão

Eis duas ideias que devemos tirar da cabeça:

Mais informações
Aaargh! Não faça isso à mesa
O melhor suflê passo a passo

- Comer hortaliças é chato.

- Comer coisas saudáveis é caro.

Ambas são enormes mentiras, porque com verduras, legumes e um pouco de cérebro você pode fazer pratos tão saborosos como um hambúrguer ou um filé, mais saudáveis e ainda por cima muito baratos.

Nossa seção de receitas, do blog EL Comidista, do EL PAÍS, por até dez reais aposta desta vez num curry vegetariano que é um espetáculo: lentilhas, batata-doce e tomate com especiarias como cominho, curry ou cúrcuma, mais ervas como o coentro e o manjericão. Não tem nenhum ingrediente caro e se você servir com arroz e um pouco de iogurte grego é um prato único que vai deixá-lo como um paxá.

Embora as quantidades listadas abaixo sejam para quatro pessoas, minha recomendação pessoal é dobrar ou triplicar a receita e guardar no congelador. Assim você economiza tempo, energia e esforço, e na próxima vez que quiser comer esse prato basta descongelá-lo e aquecê-lo

Dificuldade:

Mongers in the jungle

Ingredientes (para 4 pessoas)

• 200 g de lentilhas vermelhas (se não as encontrar, use as marrons pequenas de sempre)

• 2 batatas-doces médias

• 400 g de tomates pelados, sem sementes e picados (podem ser de lata)

• 200 g de grão-de-bico cozido

• 1 cebola picada

• 2 dentes de alho picados

• 2 colheres de chá de cominho em grão

• 1 colher de chá de cúrcuma (opcional)

• 2 pimentas vermelhos picadas (opcional, se você quiser condimentar um pouco mais o prato)

• 2 colheres de sopa de manteiga (pode ser substituída por azeite)

• Coentro e manjericão picados (opcional)

• Sal

Preparação

1. Descasque e pique as batatas-doces em pedaços pequenos. Coloque-os em uma panela com as lentilhas e cubra com água até cerca de dois dedos acima do conteúdo.

2. Leve à fervura suave e adicione uma colher de sopa de manteiga, sal e, se tiver, cúrcuma. Tampe e deixe cozinhar por cerca de 10 a 15 minutos, ou até que as batatas-doces e as lentilhas estejam macias, tomando cuidado para que não fiquem secas (se usar lentilhas marrons, aumente o tempo de cozimento).

3. Enquanto isso coloque uma colher de sopa de manteiga em uma frigideira e refogue a cebola em fogo baixo até ficar transparente (cerca de 10 minutos).

4. Adicione o alho, o tomate, a pimenta (se desejar), salgue levemente e deixe cozinhar por mais 10 minutos.

5. Toste o cominho em outra frigideira quente durante alguns minutos para liberar o aroma, e adicione-o ao tomate.

6. Mexa as lentilhas: se estiverem muito líquidas, retire uma concha, triture as lentilhas e recoloque-as na panela para engrossar o caldo; se estiverem muito densas, adicione um pouco de água. Devem ficar cremosas.

7. Adicione o tomate e o grão-de-bico, misture e sirva com coentro e manjericão picados por cima, arroz e um pouco de iogurte, se desejar.

Você já tentou fazer esta receita ou outras do El Comidista e não ficaram boas? Queixe-se com a Defensora del Cocinero enviando um e-mail para defensoracomidista@gmail.com.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS