_
_
_
_
_

Curry vegetariano por 10 reais

Ao provar esse prato, você vai se considerar uma pessoa afortunada, mesmo se não tiver um tostão

Mikel López Iturriaga

Eis duas ideias que devemos tirar da cabeça:

Mais informações
Aaargh! Não faça isso à mesa
O melhor suflê passo a passo

- Comer hortaliças é chato.

- Comer coisas saudáveis é caro.

Ambas são enormes mentiras, porque com verduras, legumes e um pouco de cérebro você pode fazer pratos tão saborosos como um hambúrguer ou um filé, mais saudáveis e ainda por cima muito baratos.

Nossa seção de receitas, do blog EL Comidista, do EL PAÍS, por até dez reais aposta desta vez num curry vegetariano que é um espetáculo: lentilhas, batata-doce e tomate com especiarias como cominho, curry ou cúrcuma, mais ervas como o coentro e o manjericão. Não tem nenhum ingrediente caro e se você servir com arroz e um pouco de iogurte grego é um prato único que vai deixá-lo como um paxá.

Embora as quantidades listadas abaixo sejam para quatro pessoas, minha recomendação pessoal é dobrar ou triplicar a receita e guardar no congelador. Assim você economiza tempo, energia e esforço, e na próxima vez que quiser comer esse prato basta descongelá-lo e aquecê-lo

Dificuldade:

Mongers in the jungle

Ingredientes (para 4 pessoas)

• 200 g de lentilhas vermelhas (se não as encontrar, use as marrons pequenas de sempre)

• 2 batatas-doces médias

• 400 g de tomates pelados, sem sementes e picados (podem ser de lata)

• 200 g de grão-de-bico cozido

• 1 cebola picada

• 2 dentes de alho picados

• 2 colheres de chá de cominho em grão

• 1 colher de chá de cúrcuma (opcional)

• 2 pimentas vermelhos picadas (opcional, se você quiser condimentar um pouco mais o prato)

• 2 colheres de sopa de manteiga (pode ser substituída por azeite)

• Coentro e manjericão picados (opcional)

• Sal

Preparação

1. Descasque e pique as batatas-doces em pedaços pequenos. Coloque-os em uma panela com as lentilhas e cubra com água até cerca de dois dedos acima do conteúdo.

2. Leve à fervura suave e adicione uma colher de sopa de manteiga, sal e, se tiver, cúrcuma. Tampe e deixe cozinhar por cerca de 10 a 15 minutos, ou até que as batatas-doces e as lentilhas estejam macias, tomando cuidado para que não fiquem secas (se usar lentilhas marrons, aumente o tempo de cozimento).

3. Enquanto isso coloque uma colher de sopa de manteiga em uma frigideira e refogue a cebola em fogo baixo até ficar transparente (cerca de 10 minutos).

4. Adicione o alho, o tomate, a pimenta (se desejar), salgue levemente e deixe cozinhar por mais 10 minutos.

5. Toste o cominho em outra frigideira quente durante alguns minutos para liberar o aroma, e adicione-o ao tomate.

6. Mexa as lentilhas: se estiverem muito líquidas, retire uma concha, triture as lentilhas e recoloque-as na panela para engrossar o caldo; se estiverem muito densas, adicione um pouco de água. Devem ficar cremosas.

7. Adicione o tomate e o grão-de-bico, misture e sirva com coentro e manjericão picados por cima, arroz e um pouco de iogurte, se desejar.

Você já tentou fazer esta receita ou outras do El Comidista e não ficaram boas? Queixe-se com a Defensora del Cocinero enviando um e-mail para defensoracomidista@gmail.com.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_