_
_
_
_
_

O projeto que flagrou amores anônimos nas ruas

Livro reúne fotos de casais de todas as idades e gêneros ao redor do mundo enviadas pelo Instagram

Retrato de @gnunes, um dos publicados no livro 'Amores Anônimos'.
Retrato de @gnunes, um dos publicados no livro 'Amores Anônimos'.
Marina Rossi

 "A internet (assim como a vida) é um terreno pantanoso, cheio de lama e ódio, no meio do qual brotam umas borboletas." Assim o escritor Gregório Duvivier escreve no prefácio do livro Amores Anônimos (Capote Books + Contente), concebido a partir de uma chamada pública para revelar demonstrações de amor em imagens.

Imagem enviada por @camilacornelsen.
Imagem enviada por @camilacornelsen.

Quem nunca olhou curioso aquele casal que namora na estação da Sé do metrô, últimos beijos antes de partir em direção oposta? E aquele casal velhinho do quilo, que ainda troca gentilezas diante das saladas? Uma curiosidade do tipo levou a jornalista Daniela Arrais a lançar, em 2013, uma mensagem ao mar, a hashtag #amoresanônimos no Instagram, e começou a receber milhares de fotos de casais de todas as idades, gêneros e raças.

Imagem enviada por @pedrinhofonseca.
Imagem enviada por @pedrinhofonseca.

"Dani é uma dessas borboletas que se dedicou a encontrar outras borboletas. Para isso inventou essa hashtag: para reunir borboletas. E provocar uma revoada de borboletas", diz Duvivier no prefácio. "Alguém sabe qual é o coletivo de borboletas?". O livro, ou o "coletivo de borboletas", reúne 28 das 9.000 fotos recebidas.

Imagem enviada por @dejumatos.
Imagem enviada por @dejumatos.

Ao longo das 80 páginas, há amores anônimos de todas as formas. De gestos carinhosos a pegadas fortes, de intimidade ao silêncio de quem senta-se ao lado do outro e não precisa dizer nada para ser compreendido. Poesia em forma de imagens, sem uma palavra para atrapalhar. E para quem ficou curioso, o coletivo de borboletas é panapaná. "Descobri o que você tem nas mãos: um panapaná", finaliza Duvivier, nas primeiras páginas.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_