_
_
_
_
_

Juiz argentino pede a prisão da presidenta das Mães de Maio

Hebe de Bonafini é declarada “em rebelião” por se recusar a prestar depoimento em um caso de desvio de fundos

O juiz Marcelo Martínez Giorgi ordenou a prisão da presidenta das Mães da Praça de Maio, Hebe de Bonafini, para testemunhar em uma causa por suposto desvio de fundos. A polícia tentou capturar Bonafini, de 87 anos, mas toda a operação terminou em um escândalo. Bonafini não obedeceu a ordem e subiu protegida por seus seguidores em uma van que, na calçada, enganou o cordão policial para levá-la até a Praça de Maio, localizada a poucos quarteirões de distância. É a praça onde todas as quintas-feiras as Mães realizam uma ronda tradicional ao redor do monumento em frente à Casa Rosada. Ao contrário das semanas anteriores, a praça estava cercada por policiais, vários helicópteros sobrevoaram o local e dezenas de pessoas acompanharam as veteranas defensoras dos direitos humanos em meio a uma atmosfera tensa. “Querem que a gente desapareça”, disse Bonafini.

Hebe de Bonafini cumprimenta seus seguidores na Praça de Maio.
Hebe de Bonafini cumprimenta seus seguidores na Praça de Maio.Ricardo Ceppi
Mais informações
Recuperado na Argentina um neto da ditadura cuja mãe sobreviveu
Reencontrados na Argentina
Identificado na Argentina o neto 116, sequestrado durante a ditadura militar
A Argentina debate lei para proibir a anistia de criminosos da ditadura

As Mães começaram as rondas em 30 de abril de 1977 pedindo a liberdade de seus filhos desaparecidos pela última ditadura. A partir desse mesmo lugar, Hebe de Bonafini desafiou a ordem de detenção que chegou do tribunal de Martínez Giorgi. Diante de seus seguidores, a líder das Mães afirmou que está disposta a resistir à ordem judicial. “Não sei até onde serão capazes de ir, mas com a mesma intensidade de nossos filhos, vamos enfrentar essa justiça corrupta, a mesma que quer prender a (ex-presidenta) Cristina (Fernández de Kirchner)”, disse Bonafini para dezenas de simpatizantes que aplaudiam suas palavras. “Mães da Praça, o povo as abraça”, cantava a multidão.

“O que os militantes sabem é que as Mães estão dispostas a pagar o horror que faz (o presidente Mauricio) Macri, seus ministros, sua família. Não sabem o que fazer com a gente, querem que a gente desapareça, mas vai custar um pouco. Há 40 anos que estamos presas, há 40 anos que nos dão surras, estivemos presas em celas escuras, com mortos. O pensamento nunca pode ser preso, nem a vontade de lutar. Se querem nos levar presas podem nos levar, estamos aqui, não temos medo desses filhos da puta”, acrescentou De Bonafini.

Salvar

Salvar

A Fundação Mães da Praça de Maio enfrenta uma causa pelo suposto desvio de fundos do programa Sonhos Compartilhados, um plano para a construção de casas financiado com recursos do governo nacional entre 2008 e 2011. O juiz quer saber também se foi realizado o plano de obras e como era o controle por parte das autoridades nas diferentes jurisdições.

Com a recusa de Bonafini de se apresentar para declarar por duas vezes consecutivas, a lei autoriza o juiz a declará-la em rebeldia e ordenar seu traslado pela força. Foi isso que tentou fazer hoje, mas sem sucesso. A ordem de detenção mobilizou a militância kirchnerista e até alguns antigos funcionários do governo anterior, como o ex-ministro de Economia, Axel Kicillof. “Cada vez que Macri precisa enfrentar as reclamações das pessoas aparecem essas coisas. Bonafini já deu suas explicações e a detenção é uma provocação absurda”, disse Kicillof, agora deputado nacional pela Frente para a Vitória (FPV).

“Perseguição política”

Após a ronda da quinta-feira, as Mães deixaram a praça em uma van que foi para a sede da associação escoltadas por uma multidão de militantes, que gritavam insultos contra Macri, comparando-o com a ditadura. “É uma perseguição política contra as Mães e as organizações de direitos humanos, é um tema profundamente político e ideológico, que não tem nada a ver com a Justiça”, disse a secretária-geral da Confederação de Trabalhadores da Educação (CTERA), Sonia Alesso. “O que o Governo de Macri faz é primeiro acusar e deter, depois investigar”, diz Alesso. “A resposta do Governo contra os aumentos das tarifas, o desemprego e a crise econômica que estamos vivendo é processar os líderes políticos e inventar causas e atacá-los com o poder da mídia. Hebe teve a dignidade de se levantar e dizer que a justiça e tudo o que está acontecendo é uma farsa”, acrescenta Nahuel Beibe, militante da Corrente Nacional Martín Fierro.

Antes da ordem de detenção, os advogados de Hebe de Bonafini apresentaram uma defesa por escrito ao juiz Martínez de Giorgi, onde a líder das Mães se declarou vítima de perseguição política. “Mais uma vez sofremos na carne a zombaria, que castiga todas nós, mulheres de 85 a 90 anos, e nos condena a pagar as dívidas, injustas e de outros”, afirmou Hebe, em relação ao dinheiro que é reclamado à Fundação pelo programa Sonhos Compartilhados.

Bonafini finalmente se refugiou na sede da organização, guardada por cerca de 400 manifestantes que estavam na frente do edifício. Qualquer tentativa da polícia de detê-la iria colidir irremediavelmente com a multidão.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_