_
_
_
_

Prefeitura de Madri autoriza ‘dia sem maiô’ nas piscinas públicas

Licença da Prefeitura atende a pedido de associação de nudismo

Dia do maiô facultativo em piscina da Universidade Complutense (Madri) em 1 de agosto de 2010.
Dia do maiô facultativo em piscina da Universidade Complutense (Madri) em 1 de agosto de 2010.CARLOS ROSILLO
Mais informações
‘Free the Nipple’: o exército do topless chega ao cinema
Os nus que preocupam em Machu Picchu
Você mandaria um ‘nude’ para o seu melhor amigo?
A democracia praiana do Rio está trincada

As piscinas públicas de Madri realizarão este ano o Dia sem maiô ou do Maiô facultativo. A prefeitura autorizou as piscinas públicas a, se considerarem oportuno, promover o evento, que não foi realizado no ano passado, em resposta a uma proposta da Associação para o desenvolvimento do Naturismo (ADN) da Espanha.

“O que buscamos com esse dia é educar, transmitir os nossos valores, que são os valores ocidentais, inclusive dos cristãos, na verdade”, explica o presidente de ADN, Ismael Rodrigo. “O corpo não tem nada que possa ser criminalizado, e a melhor maneira que encontramos para transmitir isso é esta, tentar não usar roupa quando ela não é necessária, e, para se banhar, ela não é, sendo até mesmo um incômodo, já que depois o maiô fica molhado no corpo. Essa é uma opção baseada em preconceitos. E queremos transmitir essa ideia desde a infância”. “O dia escolhido como Dia sem Maiô, que é uma invenção espanhola, ocorre sempre no terceiro domingo de julho, embora até o momento algumas piscinas o tenham promovido no dia da Naturismo, que é 5 de junho”, diz.

Em Madri, até hoje, o evento só foi realizado em 2010 pela piscina da Universidade Complutense, e, no ano passado e neste ano, por outra piscina pública. 

A opositora conservadora Esperanza Aguirre qualificou a decisão da Prefeitura de “acontecimento irreal”. E acrescentou: “Não sei se vocês terão um dia a coragem de instituir o Dia sem Véu para as mulheres muçulmanas”. A prefeita de Madri, Manuela Carmena, é uma juíza aposentada de esquerdas, eleita em 2015 após ser candidata de uma coalizão de pequenos partidos e movimentos cidadãos.

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo

¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?

Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.

¿Por qué estás viendo esto?

Flecha

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.

Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.

En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.

Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_