Eurocopa

Portugal vence nos pênaltis, elimina a Polônia e está na semifinal da Eurocopa

Time português acertou todas as cobranças e venceu por 5 a 3 após empate por 1 a 1

Portugal está na semifinal da Eurocopa pela quarta vez nas últimas cinco edições do torneio. Os portugueses bateram a Polônia por 5 a 3 nos pênaltis após empate por 1 a 1 no tempo normal e 0 a 0 na prorrogação. O adversário sairá de Gales x Bélgica, que jogam nesta sexta-feira. O time do astro Cristiano Ronaldo chega entre os quatro melhores da Europa sem ter vencido um jogo sequer no tempo normal. Foram três empates na primeira fase, vitória sobre a Croácia por 1 a 0 na prorrogação nas oitavas e agora o 1 a 1 contra a Polônia.

O gol polonês, aliás, foi rápido. Logo a 1 minuto e 40 segundos de jogo, o artilheiro e capitão Lewandowski aproveitou cruzamento na área e desencantou na Eurocopa. Atrás no placar, Portugal teve sua maior estrela muito apagada. Cristiano Ronaldo perdeu pelo menos três boas chances de gol porque furou o chute. Errou mesmo. E feio. Na mais importante delas, aos 40 minutos do segundo tempo, saiu na cara do goleiro polonês Fabianski e não acertou a bola. Ainda assim, ele converteu sua cobrança na disputa de pênaltis. Portugal, aliás, teve aproveitamento perfeito no momento da decisão. Cristiano, Renato Sanches, João Moutinho, Nani e Quaresma bateram e fizeram. Pela Polônia, Lewandowski, Milik e Glik marcaram, mas o chute de Kuba parou nas mãos do goleiro Rui Patrício, um dos heróis da noite.

O outro foi o jovem Renato Sanches, de apenas 18 anos. Escalado pela primeira vez como titular pelo técnico Fernando Santos, marcou um golaço para empatar a partida no segundo tempo, não tremeu na hora dos pênaltis e foi escolhido o melhor em campo. Adquirido pelo Bayern de Munique para a próxima temporada, é um jogador que vale ficar de olho.

As quartas de final da Euro continuam amanhã, com Gales x Bélgica. No sábado, a Alemanha enfrenta a Itália. No domingo é dia da anfitriã França encarar a seleção da Islândia, a grande surpresa da Eurocopa. Você acompanha todos os jogos aqui no EL PAÍS Brasil a partir das 16h (horário de Brasília).

Veja como contamos Portugal 1x1 Polônia no minuto a minuto pela Eurocopa 2016: