Eurocopa

Portugal vence nos pênaltis, elimina a Polônia e está na semifinal da Eurocopa

Time português acertou todas as cobranças e venceu por 5 a 3 após empate por 1 a 1

Sanches (dir.) comemora gol de empate.
Sanches (dir.) comemora gol de empate.B. HORVAT (AFP)

Portugal está na semifinal da Eurocopa pela quarta vez nas últimas cinco edições do torneio. Os portugueses bateram a Polônia por 5 a 3 nos pênaltis após empate por 1 a 1 no tempo normal e 0 a 0 na prorrogação. O adversário sairá de Gales x Bélgica, que jogam nesta sexta-feira. O time do astro Cristiano Ronaldo chega entre os quatro melhores da Europa sem ter vencido um jogo sequer no tempo normal. Foram três empates na primeira fase, vitória sobre a Croácia por 1 a 0 na prorrogação nas oitavas e agora o 1 a 1 contra a Polônia.

O gol polonês, aliás, foi rápido. Logo a 1 minuto e 40 segundos de jogo, o artilheiro e capitão Lewandowski aproveitou cruzamento na área e desencantou na Eurocopa. Atrás no placar, Portugal teve sua maior estrela muito apagada. Cristiano Ronaldo perdeu pelo menos três boas chances de gol porque furou o chute. Errou mesmo. E feio. Na mais importante delas, aos 40 minutos do segundo tempo, saiu na cara do goleiro polonês Fabianski e não acertou a bola. Ainda assim, ele converteu sua cobrança na disputa de pênaltis. Portugal, aliás, teve aproveitamento perfeito no momento da decisão. Cristiano, Renato Sanches, João Moutinho, Nani e Quaresma bateram e fizeram. Pela Polônia, Lewandowski, Milik e Glik marcaram, mas o chute de Kuba parou nas mãos do goleiro Rui Patrício, um dos heróis da noite.

O outro foi o jovem Renato Sanches, de apenas 18 anos. Escalado pela primeira vez como titular pelo técnico Fernando Santos, marcou um golaço para empatar a partida no segundo tempo, não tremeu na hora dos pênaltis e foi escolhido o melhor em campo. Adquirido pelo Bayern de Munique para a próxima temporada, é um jogador que vale ficar de olho.

As quartas de final da Euro continuam amanhã, com Gales x Bélgica. No sábado, a Alemanha enfrenta a Itália. No domingo é dia da anfitriã França encarar a seleção da Islândia, a grande surpresa da Eurocopa. Você acompanha todos os jogos aqui no EL PAÍS Brasil a partir das 16h (horário de Brasília).

Veja como contamos Portugal 1x1 Polônia no minuto a minuto pela Eurocopa 2016:

Arquivado Em: