Fim do desmatamento não salvará a floresta amazônica

Corte seletivo e incêndios reduzem a biodiversidade tanto quanto se as árvores fossem arrancadas

Miguel Ángel Criado
Desmatamento pode reduzir pela metade a biodiversidade de uma floresta.
Desmatamento pode reduzir pela metade a biodiversidade de uma floresta.Jos Barlow
Grandes proprietários, a causa do desflorestamento na Amazônia
Quer salvar árvores? Coma menos carne
Desmatamento da Amazônia reduz chuvas em Buenos Aires

Para salvar o que resta das florestas tropicais não basta acabar com o desmatamento. Uma análise da situação da floresta amazônica mostra que outras interferências humanas, como o corte seletivo, os incêndios e a pressão da pecuária e da agricultura provocam tanto dano quanto se a floresta deixasse de existir.

O desmatamento zero e, inclusive, o reflorestamento têm marcado a agenda de organizações de meio ambiente durante décadas. Em países como o Brasil, as autoridades assumiram metas e, com exceção dos últimos dois anos, a destruição da floresta amazônica vinha sendo reduzida neste século. Mas tanto esforço pode estar mascarando um problema ainda maior: as florestas tropicais perdem biodiversidade à medida que os humanos se aproximam.

Um amplo grupo de pesquisadores britânicos, norte-americanos e brasileiros analisou o estado de saúde de várias zonas arborizadas do Estado brasileiro do Pará, que abriga um quarto da floresta amazônica, incluindo a maior porção do leito do rio Amazonas. Os pesquisadores compararam o grau de biodiversidade de localizações ainda quase intactas com o de outras afetadas por vários tipos de ações humanas, como o corte, a agricultura e a pecuária ou os incêndios.

A derrubada e os incêndios reduzem pela metade a biodiversidade, ainda que as florestas conservem 80% de suas árvores

A pesquisa, publicada na Nature, mostra que inclusive aquelas florestas que conservam 80% de suas árvores perderam até a metade da biodiversidade que possuem as florestas com menos presença humana. O percentual apontado como ponto de referência não foi escolhido aleatoriamente: a legislação brasileira exige que os proprietários de terras conservem ao menos 80% da superfície ocupada por árvores.

Para determinar o valor da perda de biodiversidade, os pesquisadores analisaram a presença e a densidade de 1.500 espécies vegetais, outras 460 de aves e 150 de insetos em 175 localizações das regiões de Santarém e Paragominas. Na maioria (143) se pratica o corte seletivo e há rastro de outras interferências humanas. As trinta restantes eram florestas com pouca ou nenhuma presença humana.

Os autores do estudo afirmam que a flora e a fauna das florestas tropicais são adaptadas às condições de uma densa cobertura florestal e têm uma escassa experiência evolutiva frente à propagação de fenômenos perturbadores. Além do corte dentro da floresta, outras atividades humanas nos arredores, como a agricultura e a pecuária, desprotegem as áreas ao redor das selvas, provocando exposição ao vento e à seca, quando não a incêndios.

Ampliando seus resultados para todo o Estado do Pará, a perda de biodiversidade equivaleria ao desmatamento de entre 92.000 e 139.000 Km2. A estimativa mais modesta iguala a extensão desmatada em toda a floresta amazônica na última década.

O papagaio guaruba é uma das espécies mais ameaçadas das selvas de Pará.

A pesquisa mostra também que a deterioração da saúde da floresta tropical agrava os problemas de espécies que já estão em uma situação mais complicada. Assim explica o ornitologista da Universidade de Cornell (Estados Unidos) e coautor do trabalho, Alexander Lees: "Normalmente as espécies tropicais têm nichos ecológicos reduzidos e são muito especializadas. O fogo e/ou a derrubada causam mudanças fundamentais na estrutura florestal, reduzindo a biomassa e a cobertura das árvores e alterando o microclima do leito da floresta".

As florestas do Pará, por exemplo, abrigam 10% das espécies de aves do planeta e muitas só podem sobreviver lá. "Os esforços para reduzir o desmatamento são vitais, mas não bastam", afirma Joice Ferreira, pesquisadora da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), órgão vinculado ao Ministério da Agricultura. "Ainda que as políticas para frear o desmatamento no Brasil tenham sido muito exitosas, não bastam para proteger nossos ecossistemas florestais", acrescenta.

O problema é que a legislação se concentrou na quantidade mais do que na qualidade, no número de árvores em vez da variedade e saúde. Além disso, as ferramentas de controle de desmatamento não servem para detectar e frear as outras interferências humanas: "A cada ano grandes porções de floresta são queimadas ou derrubadas ilegalmente", diz Ferreira. Para ela, só uma ação urgente e que aponte contra todas as interferências humanas poderia dar uma oportunidade real à floresta amazônica.

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo

¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?

Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.

¿Por qué estás viendo esto?

Flecha

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.

Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.

En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.

Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.