Príncipe William estampa capa de revista gay britânica
Para comunidade LGBT, é um forte apoio à ideia de diversidade tão pouco mencionada no palácio
O príncipe William é o primeiro membro da família real britânica a conceder uma entrevista a uma publicação gay, em um gesto recebido pela comunidade LGBT do Reino Unido como um forte apoio à causa da diversidade tão pouco mencionada em palácio. Ele mesmo revelou que será o protagonista da próxima capa da revista Attitude, destinada à comunidade de gays, lésbicas, bissexuais e transgêneros.
O neto da rainha Elizabeth II quer aproveitar o artigo para combater o assédio por causa da orientação sexual, sofrido especialmente pelos jovens, conforme explicou na terça-feira em conversa informal na embaixada norte-americana em Londres, onde esteve, acompanhado de Kate, para prestar condolências pelo massacre em uma boate de Orlando. Segundo Caig Petty, presidente da associação LGBT Glifaa, o duque de Cambridge confirmou a ele, durante esse encontro, sua participação no número a ser publicado em 22 de junho.
Watch | When Prince William met Attitude: https://t.co/jx1E7MPBw2 @KensingtonRoyal pic.twitter.com/XVBP17gY38
— Attitude (@AttitudeMag) June 15, 2016
“Houve muito poucas ocasiões em que a família real mencionou a comunidade LGBT e, por isso, achamos tão importante o jovem herdeiro [William é o segundo na linha de sucessão] abraçar essa causa em prol da diversidade”, ressaltou um porta-voz da organização. A própria Diana, mãe do duque de Cambridge, transformada em ícone gay do seu tempo, jamais concedeu uma entrevista a um veículo associado a essa comunidade.
A revista Attitude, fundada em 1994, é a publicação gay líder de vendas no Reino Unido, com uma circulação de 60.000 exemplares por mês, incluindo a versão digital. Passaram por sua capa tanto personalidades heterossexuais como abertamente gays, e não só celebridades do mundo artístico ou do esporte (Brad Pitt, George Clooney, Lady Gaga, David Beckham…) , como também da política. Em abril do ano passado, o atual primeiro-ministro britânico, o conservador David Cameron, pronunciou-se como um inesperado defensor dos direitos da comunidade gay durante uma entrevista para a publicação. O verdadeiro pioneiro, no entanto, foi o trabalhista Tony Blair que, 10 anos antes e em tempos muito menos abertos, tornou-se o primeiro chefe de Governo a protagonizar sua capa.
Agora é a vez do príncipe William derrubar um dos últimos tabus na família real, com um passo – e isso sim é algo inédito – que conta com a aprovação implícita da avó nonagenária.
Tu suscripción se está usando en otro dispositivo
¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?
Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.
FlechaTu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.
Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.
En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.
Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.