Seleccione Edição
Login

Favelas do Rio, celeiro de craques para o futebol feminino

Nos bairros mais pobres do Rio de Janeiro, muitos jovens sonham com ser algum dia uma grande estrela do futebol. Elas também

  • Nas favelas do Rio de Janeiro, muitos jovens sonham em ser, algum dia, uma estrela do futebol. Também garotas como Aline, de 32 anos, que na foto brinca com uma bola de futebol ao lado do campo da favela pacificada de Vigário Geral. Ela é jogadora profissional e professora de educação física, depois de ter feito a carreira universitária de esportes e educação física, embora tenha de ganhar a vida preparando comida para vender.
    1Nas favelas do Rio de Janeiro, muitos jovens sonham em ser, algum dia, uma estrela do futebol. Também garotas como Aline, de 32 anos, que na foto brinca com uma bola de futebol ao lado do campo da favela pacificada de Vigário Geral. Ela é jogadora profissional e professora de educação física, depois de ter feito a carreira universitária de esportes e educação física, embora tenha de ganhar a vida preparando comida para vender.
  • Algumas associações e ONGs perceberam o potencial dessa esperança e usam como uma ferramenta de integração social nas comunidades onde as crianças estão em risco de exclusão social. Penélope, no quarto que divide com sua mãe, que tem problemas com álcool. Ela mora no Jardim América, uma favela não pacificada. Acorda às quatro e meia da manhã para ir ao ginásio, depois trabalha em uma fábrica o dia todo e à tarde caminha 30 minutos para treinar futebol na favela Vista Alegre.
    2Algumas associações e ONGs perceberam o potencial dessa esperança e usam como uma ferramenta de integração social nas comunidades onde as crianças estão em risco de exclusão social. Penélope, no quarto que divide com sua mãe, que tem problemas com álcool. Ela mora no Jardim América, uma favela não pacificada. Acorda às quatro e meia da manhã para ir ao ginásio, depois trabalha em uma fábrica o dia todo e à tarde caminha 30 minutos para treinar futebol na favela Vista Alegre.
  • É raro falar de futebol feminino nas favelas do Rio de Janeiro, mas há um grande número de garotas apaixonadas por este esporte que são profissionais em várias ligas regionais. Como Adriana, que é jogadora profissional em uma equipe feminina. Trabalha na única ONG que existem em Vigário Geral. A primeira imagem que temos ao entrar na favela é a de dois traficantes com metralhadoras e um walkie-talkie em uma das vias de acesso que existem.
    3É raro falar de futebol feminino nas favelas do Rio de Janeiro, mas há um grande número de garotas apaixonadas por este esporte que são profissionais em várias ligas regionais. Como Adriana, que é jogadora profissional em uma equipe feminina. Trabalha na única ONG que existem em Vigário Geral. A primeira imagem que temos ao entrar na favela é a de dois traficantes com metralhadoras e um walkie-talkie em uma das vias de acesso que existem.
  • É indiscutível que o futebol tem um potencial transformador que transcende qualquer classe social ou gênero. Fernanda e Priscila, duas jogadoras de futebol do time treinado por Dinho Alcântara. Dinho é como um pai para muitos garotos por sua intervenção e sua luta para que os meninos e as meninas das favelas não caiam no crime e no tráfico de drogas. Favela Vista Alegre.
    4É indiscutível que o futebol tem um potencial transformador que transcende qualquer classe social ou gênero. Fernanda e Priscila, duas jogadoras de futebol do time treinado por Dinho Alcântara. Dinho é como um pai para muitos garotos por sua intervenção e sua luta para que os meninos e as meninas das favelas não caiam no crime e no tráfico de drogas. Favela Vista Alegre.
  • Retrato de Aline, de 32 anos, com Dinho que é seu marido e também seu treinador de futebol.
    5Retrato de Aline, de 32 anos, com Dinho que é seu marido e também seu treinador de futebol.
  • Uma menina brinca com a bola no campo de futebol da Rocinha. Os vizinhos dizem que ela é melhor que a maioria dos meninos.
    6Uma menina brinca com a bola no campo de futebol da Rocinha. Os vizinhos dizem que ela é melhor que a maioria dos meninos.
  • Penélope joga bola em uma das ruas de sua favela. Ela confessa que sem o futebol não poderia viver, é uma parte muito importante de sua vida. Favela Vista Alegre.
    7Penélope joga bola em uma das ruas de sua favela. Ela confessa que sem o futebol não poderia viver, é uma parte muito importante de sua vida. Favela Vista Alegre.
  • Time de futebol feminino da favela Vista Alegre.
    8Time de futebol feminino da favela Vista Alegre.
  • Aline treina no campo de futebol da favela Vista Alegre, o marido também é seu treinador.
    9Aline treina no campo de futebol da favela Vista Alegre, o marido também é seu treinador.
  • Treinamento de parte da equipe feminina do técnico Dinho Alcântara na favela Vista Alegre. Muitos dos meninos e meninas treinados por Dinho não podem pagar a mensalidade simbólica e Dinho assume muitas das despesas dos treinos.
    10Treinamento de parte da equipe feminina do técnico Dinho Alcântara na favela Vista Alegre. Muitos dos meninos e meninas treinados por Dinho não podem pagar a mensalidade simbólica e Dinho assume muitas das despesas dos treinos.
  • Luana realiza exercícios de treinamento com uma companheira. As meninas fazem o mesmo que os meninos. Dinho treina todos da mesma forma.
    11Luana realiza exercícios de treinamento com uma companheira. As meninas fazem o mesmo que os meninos. Dinho treina todos da mesma forma.
  • Fernanda treina duas vezes por semana na Favela Vista Alegre. Muitos dos meninos e meninas que vêm aqui vivem em outras favelas distantes e precisam viajar até este campo de futebol na favela Vista Alegre.
    12Fernanda treina duas vezes por semana na Favela Vista Alegre. Muitos dos meninos e meninas que vêm aqui vivem em outras favelas distantes e precisam viajar até este campo de futebol na favela Vista Alegre.
  • As chuteiras da Penélope. Ela joga há sete anos, desde que tinha 18 anos.
    13As chuteiras da Penélope. Ela joga há sete anos, desde que tinha 18 anos.
  • Retrato de algumas das meninas treinadas por Dinho Alcântara na favela Vista Alegre.
    14Retrato de algumas das meninas treinadas por Dinho Alcântara na favela Vista Alegre.
  • Retrato de alguns dos jogadores do Dinho. Ele treina meninos e meninas de diferentes idades. O futebol permite que esses jovens tenham uma atividade e uma motivação ficando longe do crime.
    15Retrato de alguns dos jogadores do Dinho. Ele treina meninos e meninas de diferentes idades. O futebol permite que esses jovens tenham uma atividade e uma motivação ficando longe do crime.