Clinton se aproxima da indicação democrata após vencer em Porto Rico
Vitória dá um forte impulso à ex-secretária para a decisiva primária da Califórnia na terça-feira
Hillary Clinton venceu o seu rival Bernie Sanders nas primárias democratas deste domingo em Porto Rico, o que a deixa muito perto de garantir matematicamente a sua indicação à presidência pelo Partido Democrata, a menos de dois dias das decisivas primárias da Califórnia.
Segundo a projeção das principais emissoras de TV dos EUA, Clinton superava Sanders por mais de 30 pontos percentuais, numa ilha — território associado dos EUA — cujos habitantes podem participar das primárias, mas não das eleições gerais de novembro, a não ser que se mudem para o território norte-americano.
Porto Rico leva 60 delegados à convenção democrata, divididos proporcionalmente à votação de cada candidato — a não ser que um deles obtenha mais de 85% dos votos, caso em que todos os delegados são atribuídos à mesma candidatura.
Segundo estimativas de muitos analistas, faltavam a Clinton apenas 60 delegados para garantir sua candidatura, ou seja, exatamente o número que estava em jogo em Porto Rico.
We just won Puerto Rico! ¡Gracias a la Isla del Encanto por esta victoria! pic.twitter.com/D2szaqU3fS
— Hillary Clinton (@HillaryClinton) June 6, 2016
Mesmo que não tenha conseguido todos deles no domingo — estima-se que ficará com cerca de 30 —, essa vitória torna praticamente certo que ela atinja na terça-feira a cifra mágica de 2.383 delegados necessários para ser a candidata democrata, somando-se delegados (eleitos em primárias, vinculados a um ou outro candidato) e superdelegados (ligados à estrutura partidária, e que votam livremente).
Apesar disso, Sanders promete continuar na disputa até a Convenção Democrata de julho, pois aposta em dissuadir até lá centenas de superdelegados que hoje declaram voto em Clinton.
Tu suscripción se está usando en otro dispositivo
¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?
Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.
FlechaTu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.
Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.
En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.
Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.