_
_
_
_
_
Análise
Exposição educativa de ideias, suposições ou hipóteses, baseada em fatos comprovados (que não precisam ser estritamente atualidades) referidos no texto. Se excluem os juízos de valor e o texto se aproxima a um artigo de opinião, sem julgar ou fazer previsões, simplesmente formulando hipóteses, dando explicações justificadas e reunindo vários dados

Junte-se à nossa conversa

O objetivo do El PAIS é contribuir para que essa grande conversa global seja mais civilizada, mais próxima, mais equilibrada

Antonio Caño

Nós, os jornais, deixamos de ser o púlpito a partir de onde se informa e se aconselha uma sociedade que não tem outros recursos para conhecer a realidade em que vive. Hoje, somos um agente a mais em meio a um cenário universal enorme do qual participam inúmeras vozes e milhões de dados se entrecruzam. O objetivo do EL PAÍS em uma situação dessa natureza é procurar contribuir para que essa enorme conversa global seja mais civilizada, mais próxima de cada um dos nossos leitores, mais útil, mais bem arbitrada, mais equilibrada. Por essa razão, estamos lhe pedindo que se junte à nossa conversa ou que participe dessa conversa universal por nosso intermédio.

A bela oportunidade de participação e de diálogo plural oferecida pelas novas tecnologias, esta inquestionável democratização da informação que vivenciamos, não pode fazer com que nos esqueçamos dos inconvenientes que ela também apresenta. A massificação do debate frequentemente propicia um protagonismo às vozes que procuram manipulá-lo ou conduzi-lo em benefício de interesses espúrios. A conversa universal, às vezes, é direcionada ou utilizada justamente pelos indivíduos ou forças que pretendem acabar com ela.

Mais informações
EL PAÍS cresce 130% no Brasil e fecha 2015 como líder digital na Espanha e em espanhol
40 anos também no Brasil
Carta aberta do diretor do EL PAÍS à Redação do jornal

É por isso que queremos, neste momento, relembrar os valores do EL PAIS e colocar nossa plataforma a serviço dos leitores que a considerem útil para navegar nesse grande oceano que nos é oferecido a cada vez que olhamos para a tela do nosso computador ou do nosso telefone celular. Desde o seu nascimento, que completa 40 anos neste 4 de maio, o EL PAIS tem procurado contribuir, a partir do espaço que ocupa na sociedade, que é o do jornalismo, para que se faça da Espanha um país moderno e livre. Ele o faz por meio do principal recurso que tem ao seu alcance: o de colocar à disposição de seus leitores a informação atestada, a análise rigorosa e a opinião plural de que eles necessitam para defender melhor os seus interesses, reivindicar melhor os seus direitos e exercer melhor o seu papel dentro de uma sociedade democrática.

Esse compromisso do EL PAIS é, hoje, global, porque o espaço em que nos movemos também o é e porque grande parte –quase a metade— dos seus leitores se localizam fora da Espanha. Entendemos que esses valores fundamentais do nosso jornal são universais e tão necessários para os nossos seguidores na Cidade do México quanto para os que estão em São Paulo ou em Barcelona. E acreditamos, também, na utilidade de tais valores neste momento em que os cidadãos podem se sentir desprotegidos diante da abundância fascinante desta nova era da comunicação.

Nossa conversa, a conversa para a qual o convidamos a participar, não pretende ser, é claro, a única, tampouco a melhor. Procuraremos fazer com que o leitor tenha acesso ao máximo possível do conhecimento universal, queremos, para falar de forma simples, que ele não perca nada do que está acontecendo. Mas tentaremos, também, facilitar a sua compreensão, separar o joio do trigo, para que essa conversa na qual embarcamos juntos seja divertida, estimulante e construtiva. Vamos nos falando.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_