_
_
_
_

Brasil arranca empate do Paraguai, mas não tem o que comemorar

Brasil saiu atrás, levou 2 a 0 mas reagiu com gols de Ricardo Oliveira e Dani Alves

Ricardo Oliveira fez o primeiro do Brasil.
Ricardo Oliveira fez o primeiro do Brasil.A. C.

O Brasil arrancou um empate dramático contra Paraguai, mas não tem muito o que comemorar. Apesar de ter saído perdendo por 2 a 0, ter igualado o placar em 2 a 2 e quase virado a partida no último lance do jogo, a seleção de Dunga terminou a sexta rodada das eliminatórias na sexta posição, com 9 pontos, fora da zona de classificação para a Copa do Mundo de 2018. Até setembro, quando enfrenta Equador e Colômbia, o Brasil viverá meses de apreensão, que só podem ser atenuados caso a equipe faça uma boa Copa América (leia-se conquiste o campeonato) em junho. O trabalho de Dunga, já contestado, deve ficar insustentável dependendo do que acontecer no torneio e na Olimpíada, em agosto. Ainda assim, o clima nos vestiários brasileiros depois do jogo era de total otimismo. O coordenador de seleções da CBF, Gilmar Rinaldi, preferiu ver a péssima posição do Brasil na tabela com otimismo: "o grande segredo é controlar essa situação. Estamos a quatro pontos do líder (Equador). Nosso próximo jogo é contra eles e se vencermos já estaremos em uma posição bem diferente".

O que você achou da atuação da seleção? Participe no Facebook do EL PAÍS Brasil

Contra o Paraguai, porém, ficou claro que Dunga precisa mudar suas convicções. O Brasil começou jogando muito mal, e só não foi goleado (veja os vídeos dos lances no minuto a minuto abaixo) na primeira etapa porque Alisson fez defesas espetaculares. Perdido em campo, sem Neymar, o grande craque, a seleção sofreu para marcar os paraguaios, que saíram na frente aos 40 minutos do primeiro tempo. Lezcano recebeu na área, bateu mascado e conseguiu encobrir Alisson: 1 a 0.

No intervalo, Dunga fez uma alteração totalmente incomum para seus métodos. Tirou um volante, Fernandinho, e colocou o atacante Hulk. Só que logo aos 3 minutos, o que já estava ruim ficou pior. Roque Santa Cruz passou por três marcadores e tocou para Ortiz, que lançou Benítez no meio da zaga. O atacante ganhou de Dani Alves e bateu forte na saída de Alisson: 2 a 0. O resultado deixava o Brasil na sétima posição nas eliminatórias, muito longe dos líderes, e Dunga resolveu ousar como nunca havia feito. Tirou o último volante do time, Luiz Gustavo, e colocou o meia Lucas Lima. O jogador do Santos entrou muito bem na partida. Mudou o rumo do jogo. Primeiro, lançou Ricardo Oliveira, que furou e perdeu boa chance. Depois, tornou-se o cérebro da equipe, que empurrou o Paraguai para a defesa e fez o que deveria fazer sempre: buscar o gol a todo instante. Aos 33 minutos, quando tudo parecia perdido, Ricardo Oliveira aproveitou rebote de Villar após chute de Hulk e diminuiu: 2 a 1. Logo depois do gol, porém, foi substituído por Jonas e não quis cumprimentar Dunga. Ainda assim, o Brasil conseguiu empatar. Aos 46, quando só o Brasil atacava, Daniel Alves dominou na área e bateu de canhota, no canto de Villar: 2 a 2. Na sequência, no último lance do jogo, Alves bateu de fora da área, o goleiro paraguaio deu rebote e Filipe Luís empurrou a bola, que saiu por muito pouco.

Fim de jogo, Paraguai 2, Brasil 2, mesmo placar do jogo contra o Uruguai. A seleção somou apenas dois pontos em dois jogos e mostrou que tem muito trabalho pela frente para conseguir a classificação para a Copa do Mundo de 2018.

Veja os gols do jogo e como contamos todos os lances de Paraguai 2x2 Brasil no minuto a minuto:

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo

¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?

Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.

¿Por qué estás viendo esto?

Flecha

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.

Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.

En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.

Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_