‘Harry Potter e a criança amaldiçoada’, obra de teatro de J.K. Rowling, chega às livrarias em julho
A oitava e nona parte das aventuras de Harry Potter, a criança mago, será uma obra de teatro
O oitavo livro de Harry Potter sairá. Ou, ao menos, algo similar. A escritora J. K. Rowling disse certa vez que a história do menino não continuaria nas páginas, mas nove anos depois da publicação da última, sua promessa vai por água abaixo. Já se sabia que a obra de teatro Harry Potter and the Cursed Child (Harry Potter e a criança amaldiçoada) protagonizada pelo filho do bruxo, Albus Severus Potter, estrearia em 30 de julho. Agora se sabe que somente um dia mais tarde (precisamente no aniversário de Harry Potter) aparecerá o roteiro encadernado, escrito pela autora e por Jack Thorne.
A obra, com o subtítulo, The eighth story. Nineteen Years Later (A oitava parte. Dezenove anos depois) servirá para conter a ansiedade dos fãs que não puderem ir ao Palace Theatre de Londres. O espetáculo tem, além disso, uma estrutura muito particular, dividindo-se em duas partes pensadas para serem vistas em duas noites consecutivas ou no mesmo dia, em sessão matinal e vespertina. Essa ideia se traduzirá em ingressos duplos na bilheteria do West End (bairro teatral de Londres). E agora também nas livrarias, onde Harry Potter sempre reunia filas de fãs. “Rowling e sua equipe receberam numerosos pedidos dos seguidores que não poderiam ir a Londres ver a obra e queriam tê-la em papel”, explica David Shelley, editor do livro.
Little, Brown is thrilled to publish the #CursedChild script book https://t.co/3ToUeDApDk pic.twitter.com/sBt6PlA50g
— Little, Brown UK (@LittleBrownUK) February 10, 2016
No palco haverá até 30 atores. Jamie Parker será Potter e Paul Thornley, seu amigo Weasley, embora a opção mais polêmica tenha sido escolher a atriz negra Noma Dumezweni para interpretar Hermione Granger. Rowling a defendeu no Twitter: “O cânone só dizia: olhos marrons, cabelo revolto e muito inteligente. Nunca foi especificada a pele branca”. A atriz Emma Watson também lhe deu apoio. O responsável por Oliver Twist, John Tiffany, se encarrega de dirigir todos.
A história retoma a trama de onde parou Harry Potter e as Relíquias da Morte, com Albus (que aparece no primeiro cartaz) viajando pela primeira vez ao colégio de bruxaria Hogwarts. A criança, como ocorria com seu pai, terá de superar um legado que nunca quis. A narrativa mesclará passado e presente no palco, e terá entre os outros personagens o próprio Harry, agora empregado do Ministério da Magia, casado com Ginny Weasley e com três filhos.
A escritora continua alimentando assim um universo que contará este ano com o filme sequencial Animais Fantásticos e Onde Habitam, com roteiro da própria Rowling, no qual Eddie Redmayne se transforma em Newt Scamander, um estudioso que viaja a Nova York para descobrir segredos da magia e suas criaturas. Entre o elenco dessa esperada trilogia se incluem também Samantha Morton, Jon Voight e Colin Farrell.
A autora também escreveu textos curtos para o site Pottermore. Rowling afirmou que a obra será a oitava parte oficial, embora, por ora, não vá para o cinema. Pelo menos até que lhe ofereçam uma substancial soma de dinheiro não poderia ser levado para a tela.
Tu suscripción se está usando en otro dispositivo
¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?
Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.
FlechaTu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.
Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.
En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.
Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.