Seleccione Edição
Login

Querida São Paulo, que seu aniversário seja muito especial

Neste 25 de janeiro, celebre os 462 anos da cidade com um mergulho em sua verve cultural

Como acontece quando celebramos o nascimento de qualquer pessoa querida, o maior presente que você poderia dar a São Paulo em seu 462o aniversário – nesta próxima segunda-feira, 25 de janeiro – é mostrar que você gosta dela. Assim: ficando junto, por amor puro e simples. Está bem, não estamos no paraíso (porque parece que ele não existe), mas sem dúvida vivemos em uma cidade de possibilidades (quase) infinitas – culturalmente, nem falar. Selecionamos oito sugestões de passeios bem paulistanos abaixo, para aproveitar de sábado (23) a segunda (25). Feliz São Paulo!

Aniversário de SP
Lavagem da Mão da América. Memorial da América Latina

Show gratuito de Gilberto Gil no Clube Tietê

Você pode estar pensando que Gilberto Gil não é uma sugestão bem paulistana, como prometido acima, mas o Clube Tietê, dos esportes, dos carnavais de salão e das domingueiras, com certeza é. Além disso, o cantor baiano que irá entoar hits seus que fazem parte da memória musical de todos nós (Toda menina baiana, A paz e outros), morou em São Paulo nos anos 60. Pronto.

Centro Esportivo e de Lazer Tietê. Av. Santos Dummont, 843, Santana.
Segunda-feira, 25 de janeiro. 16h.

Bloco Acadêmicos do Baixo Augusta

O desfile acontece no Mirante 9 de Julho, espaço (hoje um centro multicultural) que dá para a famosa avenida paulistana e que foi desaproveitado por mais de 70 anos. O grito de pré-carnaval, puxado por Simoninha e banda pela bateria do Bloco Baixo Augusta, com participações especiais, será "Família Augusta, de todo jeito nos gusta!". Lá no Mirante haverá também programas infantis, como o espetáculo Máquinas e a oficina de teatro de papel.

R. Carlos Comenale, s/n, Bela Vista.
Domingo, 24 de janeiro 16h.

Mirante da 9 de Julho.
Mirante da 9 de Julho.

Cine Parque na Cinemateca

Foram programadas várias atividades recreativas, incluindo a exibição (às 19h30) de O menino e o mundo, a animação brasileira do paulistano Alê Abreu que concorre no próximo Oscar, e uma feira. A instituição, que fica numa bela construção na Vila Mariana, faz o convite: “Tragam suas cestas de piquenique, toalhas, canga, esteira e se acomodem à vontade. Teremos diversas atividades gratuitas no parque e opções de alimentação”.

Lgo Sen. Raul Cardoso, 207, V. Clementino.
Domingo, 24 de janeiro. Das 15h às 21h.

Lavagem da mão da América no Memorial da América Latina

A atividade que homenageia a escultura de Oscar Niemeyer (segunda, às 15h), à moda das escadarias da Igreja do Bonfim, em Salvador, faz parte de um cortejo da escola de samba Camisa Verde e Branco. Haverá na programação do Memorial também o 1° Festival do Pastel e um festival boliviano (Alasitas) que celebra Ekeko, o deus da abundância, além da festa SP Sunset e de shows de música.

Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664.
Segunda-feira, 25 de janeiro. Das 10h às 22h.

Caminhada noturna

Passear por São Paulo à noite e a pé para escutar histórias macabras de prédios tradicionais do centro da cidade é algo que poucos de nós, 12 milhões de paulistanos, já fizemos. Aí está a oportunidade de experimentar. O roteiro começa na Praça Ramos de Azevedo, ao lado do Theatro Municipal, e termina no Cine Dom José com a exibição de Nosferatu, filme de 1922.

Pça Ramos de Azevedo, s/n.
Domingo, 24 de janeiro. 23h59.

Show do Ratos de Porão

O movimento punk em São Paulo tem na banda, capitaneada por João Gordo, seu maior expoente. O grupo, na ativa desde os anos 80, executa as faixas de seu último álbum, Século Sinistro, lançado em 2014.

CEU Aricanduva. Av. Olga Fadel Abarca, 1, Jd. S. Terezinha.
Sábado, 23 de janeiro. 18h.

Ratos de Porão.
Ratos de Porão.

Debate sobre São Paulo, comoção da minha vida

O ator Pascoal da Conceição, que costuma encarnar Mario de Andrade por aí, e a apresentadora e cineasta Marina Person, filha do diretor do belíssimo São Paulo, Sociedade Anônima, falam sobre o livro em que o escritor modernista discorre sobre a cidade e seu amor por ela. O encontro acontece na própria casa de Mario na Barra Funda, restaurada e reaberta com exposições e cursos em 2015.

R. Lopes Chaves, 546, Barra Funda.
Sábado, 23 de janeiro. 15h30.

Visita ao Museu Afro Brasil

O museu, que fica no nosso emblemático Parque Ibirapuera, reabrirá as mostras dos artistas plásticos paulistanos Fernando Ribeiro e Caíto. Também haverá o lançamento de um livro que conta 100 anos de feiras livres na cidade de de São Paulo, escrito por Hélio Junqueira e Marcia da Silva Peetz.

Av. Pedro Álvares Cabral, s/n, portão 10.
Sábado, 23 de janeiro. Das 11h às 17h.

MAIS INFORMAÇÕES