Os Le Pen diante da justiça por subavaliar seus bens
"É uma perseguição republicana", disse o fundador da Frente Nacional, Jean-Marie Le Pen
A Alta Autoridade para a Transparência da Vida Pública, um órgão administrativo, denunciou à promotoria as declarações patrimoniais apresentadas no ano passado pela presidenta da Frente Nacional, Marine Le Pen, e seu pai e fundador do partido, Jean-Marie Le Pen. Uma vez analisada a documentação oferecida pelos políticos, o órgão declarou ontem ter “sérias dúvidas” sobre a “exaustividade, exatidão e sinceridade” de tais declarações. Acrescenta, além disso, sua convicção de que há uma “subavaliação flagrante de certos ativos imobiliários” que os dois políticos têm em comum e que Jean-Marie Le Pen inclusive omitiu alguns bens. Os valores apontados pelo organismo são enormes: um milhão de euros (cerca de 4 milhões de reais) de subavaliação no caso do político veterano e centenas de milhares de euros no caso de sua filha.
Este assunto se soma à já longa lista de problemas da Frente Nacional com a justiça francesa. Esta investiga o partido por suposto financiamento ilegal na campanha eleitoral de 2012, empréstimos russos, fraude e abuso de bens sociais. Marine Le Pen foi denunciada na semana passada por publicar em seu Twitter fotos de reféns do Estado Islâmico, mas foi absolvida por ter comparado há cinco anos as orações muçulmanas nas ruas à ocupação alemã.
Marine Le Pen recorreu da decisão da Alta Autoridade anunciada ontem diante do Conselho de Estado, enquanto seu pai denunciou uma “perseguição republicana, social e psicológica”.
Tu suscripción se está usando en otro dispositivo
¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?
Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.
FlechaTu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.
Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.
En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.
Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.