Lula é intimado a depor em inquérito sobre venda de Medidas Provisórias
Filho do ex-presidente, Luís Cláudio, é investigado pela PF por tráfico de influência
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva terá de prestar depoimento na investigação da Polícia Federal denominada Operação Zelotes. Um dos filhos de Lula é investigado neste caso que envolve desde a compra de sentenças no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (CARF) até a venda de uma medida provisória para beneficiar montadoras de automóveis.
A intimação de Lula foi enviada no último dia 3, segundo investigadores da PF confirmaram ao EL PAÍS, e ele terá de prestar esclarecimentos no próximo dia 17. Os policiais suspeitam que o empresário Luís Cláudio Lula da Silva, um dos filhos do ex-presidente, praticou tráfico de influência ao receber 2,5 milhões de reais de um escritório de lobistas investigado pela Zelotes. Os advogados de Luís Cláudio negam essa interferência e dizem que a empresa dele, a LFT Marketing Esportivo, só prestou serviços na sua própria área.
A firma suspeita é a Marcondes e Mautoni. Ela prestava serviços para a MMC Automotores, que é a representante da Mitsubishi do Brasil, e para a CAOA, que produz veículos da Hyundai e revende automóveis da Subaru e da Ford. As investigações da PF mostram que as montadoras pagaram 33 milhões de reais para que duas medidas provisórias fossem elaboradas com o intuito de gerar isenções fiscais de 4,5 bilhões de reais.
Em entrevista ao EL PAÍS, Lula afirmou que seu filho está subordinado “à mesma Constituição que eu e 204 milhões de brasileiros estamos.” “Se ele cometeu algum deslize e os investigadores, o Ministério Público ou a polícia descobrir, meu filho pagará o preço de ter cometido o erro. Igual a mim, igual a qualquer um, não tem diferença não tem protecionismo. Nós viemos ao mundo para fazer a coisa certa.”
Nesta sexta, em evento deste jornal, em Madri, o ex-presidente Lula citou novamente as denúncias que envolve seu nome. “Eu desafio, mesmo aos empresários que estão sendo delatados, aqueles que estão presos, a dizer se um dia eles tiveram 20 segundos de conversa comigo sobre qualquer coisa que fosse ilegal”, afirmou ele para a plateia do encontro Os desafios dos emergentes. Disse não ter feito nada fora das normas em atividades e viagens nas quais promoveu investimentos e negócios das empresas brasileiras no exterior. "Os políticos temos de fazer esse debate."
Desde o início das investigações, 16 pessoas já se tornaram réus pelo caso. O filho de Lula ainda não foi indiciado pois as apurações contra ele não foram concluídas. O ex-ministro Gilberto Carvalho, que atuou nas gestões Lula e Dilma Rousseff, está sendo investigado no mesmo inquérito. Em outra frente de investigação, na CPI do CARF no Senado, o filho do ex-presidente também foi excluído de qualquer denúncia.
Tu suscripción se está usando en otro dispositivo
¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?
Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.
FlechaTu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.
Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.
En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.
Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.
Mais informações
O preço de uma lei no Brasil
Arquivado Em
- Operação Zelotes
- Luiz Inácio Lula da Silva
- Investigação policial
- CARF
- Partido dos Trabalhadores
- Ministério Fazenda
- Polícia Federal
- Polícia
- Corrupção política
- Fazenda pública
- Ministérios
- Corrupção
- Governo Brasil
- Força segurança
- Partidos políticos
- Finanças públicas
- Governo
- Administração Estado
- Política
- Delitos
- Administração pública
- Finanças
- Justiça