_
_
_
_

O fim dos castigos de Luis Suárez

Atacante retorna ao Bernabéu bem quando termina sua sanção com o Uruguai

Luis Suárez durante coletiva de imprensa.Foto: atlas
Juan I. Irigoyen

Na terça-feira, a seleção uruguaia venceu o Chile por 3 a 0 no estádio Centenário e subiu para o segundo lugar na tabela das eliminatórias sul-americanas da Copa do Mundo rumo à Rússia 2018. No entanto, essa não foi a única boa notícia para a Celeste: a partir de agora, o técnico Tabárez pode contar novamente com Luis Suárez, seu garoto-franquia. “Vivi os últimos jogos do Uruguai com grande ansiedade, porque não via a hora de acabar com isso”, conta o 9 do Barcelona; “agora posso dizer que estou livre”. A liberdade, para Suárez, não é nada mais que poder voltar a jogar com sua seleção. Terminou a sanção de nove partidas internacionais depois de sua mordida em Chiellini na Copa do Mundo do Brasil e agora o jogador pode voltar a usar a camiseta azul.

“Sofri ao seu lado naquele momento. Estamos todos aliviados porque terminou a sanção mais longa da história do futebol. Afastaram por dois anos de sua seleção um jogador no auge de sua carreira”, explica Diego Lugano, ex-companheiro de equipe e amigo do atacante do Barcelona. Não é a primeira vez que o uruguaio precisa lidar com a ansiedade. Quando chegou ao Barcelona no ano passado, teve que esperar até outubro para estrear oficialmente. Foi contra o Real Madrid e no Bernabéu. Uma lembrança agridoce para El Pistolero. No sábado, o Barça visita o Real e Suárez terá sua revanche.

“Tenho boas e más lembranças daquele jogo”, conta Suárez sobre sua primeira partida no Barça; “boas porque finalmente estreei e ruins pelo resultado”. O 9 fez sua apresentação oficial com uma derrota na casa do Real Madrid (3 a 1). Os números dizem que, embora não tenha marcado, fez um passe para o gol de Neymar. “Eu não contaria como um passe, foi uma mudança de frente. A virtude foi do Ney”, diz o atacante, que, também aproveita para elogiar o momento do 11 do Barcelona. “Atrás do Messi, Neymar pode ser o segundo melhor jogador do mundo. Está fazendo coisas incríveis e estamos orgulhosos”, diz o uruguaio.

Na ausência de Messi, de sua parceria com Neymar saíram 20 dos últimos 23 gols do Barcelona de Luis Enrique (distribuídos em 10 para cada um). “Sabíamos que estaríamos sem o Leo por algumas semanas e teríamos que ser fortes. Ficamos felizes de que a equipe tenha feito um bom trabalho, apesar de não contar com o melhor jogador do mundo”, explica Luis Suárez. Sem o 10, o Barcelona jogou nove jogos: ganhou sete, empatou um e perdeu outro. Mas, para sua sorte, Messi está se recuperando de sua recente lesão no joelho esquerdo e se prepara para jogar no Bernabéu. “É uma decisão do treinador e da equipe médica, mas as sensações que o Leo tem para o clássico são boas”, revela Suárez sobre o estado de seu companheiro e vizinho em Castelldefels.

Mais informações
Corinthians empata com o Vasco e é campeão brasileiro de 2015
Messi deve jogar pelo menos 30 minutos contra o Real Madrid
Neymar brilha no Barcelona

Depois de se exercitar com os reservas, esta semana Messi voltou a treinar com seus companheiros. E se tudo correr bem, o 10 vai jogar pelo menos meia hora no Bernabéu. Neymar e Suárez recuperam seu melhor aliado. “São atacantes, são sul-americanos, e amam o futebol. Falam a mesma língua, tanto dentro quanto fora do campo. Por isso jogam dessa forma no campo e são amigos do lado de fora”, afirma Diego Lugano, ex-capitão da seleção uruguaia. “Esperamos que Neymar, Suárez e Messi sejam os finalistas da Bola de Ouro”, foi o desejo do pai do 11, em entrevista na Rádio Barcelona. “Nem imagino, nem penso na final da Bola de Ouro. Já estar entre os três melhores da Europa, com Cristiano e Leo, me surpreendeu. Antes assistia tudo pela TV e de repente eu estava lá”, confessa o uruguaio.

São atacantes, são sul-americanos, e amam o futebol. Falam o mesmo idioma, tanto dentro como fosse do campo” Diego Lugano, excapitán do Uruguai

O trio de 122 gols aponta agora para o Bernabéu, o único cetro que falta conquistar. “Somos conscientes do que precisamos para vencer em um campo como este, mas não depende apenas dos três”, afirma Suárez. Cumprida sua sanção com o Uruguai, termina seu castigo e volta ao campo onde começou sua história com o Barça.

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo

¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?

Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.

¿Por qué estás viendo esto?

Flecha

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.

Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.

En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.

Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_