_
_
_
_
_

Proibido fumar nos parques infantis de toda a França

Governo propõe também placas para incentivar espaços livres de fumo

Gabriela Cañas
Uma mulher fuma um cigarro, no sul da França.
Uma mulher fuma um cigarro, no sul da França.BERTRAND LANGLOIS (AFP)

O Governo socialista francês declarou guerra ao tabaco e anunciou uma nova medida: proibir o fumo nos parques infantis de todo o país. Não importa que estejam ao ar livre ou no centro de uma cidade muito poluída. O decreto anunciado nesta sexta-feira pela ministra da Saúde, Marisol Touraine, será divulgado no final do mês de junho e entrará em vigor no dia de sua publicação. Por isso, o ministério proclamou que as crianças, a partir de meados deste ano, poderão desfrutar de um meio ambiente sem fumo nos parques e jardins das cidades francesas. A multa por desrespeitar a nova regra será de 68 euros (240 reais), semelhante às que são impostas por não respeitar a norma fixada no código de saúde pública.

Mais informações
Fumar elimina o DNA viril
Dividir a casa com um fumante é “como viver em Pequim”, diz OMS
A OMS pede a proibição do cigarro eletrônico em locais fechados
América Latina põe os fumantes na rua

A França é um dos países que preveem maiores restrições para frear o tabagismo, responsável, de acordo com Touraine, por 78.000 mortes a cada ano no país. Uma das principais medidas, imposta em países como Brasil e Austrália, é a de obrigar as tabacarias a utilizar maços neutros de cigarro nos quais apareça a marca em tamanho discreto e 65% da superfície seja ocupada por advertências sobre as consequências do fumo para a saúde. Essa medida, aprovada no mês passado pelo Parlamento, como parte do Programa Nacional de Redução do Tabagismo, entrará em vigor em 1 de janeiro de 2017. Também não será permitido fumar dentro de carro particular quando a bordo estiver uma criança menor de 12 anos.

Algumas cidades e bairros da França aplicam há muito tempo a proibição de fumo nas áreas infantis de recreação. O decreto governamental estende tal interdição a todo o país. O Ministério da Saúde, que acaba de iniciar uma nova campanha contra o tabaco, propôs também nesta sexta-feira ao setor hoteleiro e de restaurantes a criação de uma placa que alerte para a existência de espaços livres de fumo. É uma maneira de incentivar esse tipo de área.

O constante aumento de fumantes na França, apesar do alto preço do tabaco, é um fenômeno que preocupa as autoridades sanitárias. O nível de tabagismo é superior ao dos países de seu entorno, incluindo a Espanha.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_