_
_
_
_
_

Republicanos enfatizam seu perfil conservador para atrair as bases

Aspirantes à Presidência seguem estratégia arriscada em um Estados Unidos mais diverso

Marc Bassets
Jeb Bush durante sua intervenção na conferência CPAC.
Jeb Bush durante sua intervenção na conferência CPAC.K. LAMARQUE (REUTERS)

Os aspirantes republicanos à Casa Branca embarcaram em uma disputa para demonstrar quem é o menos moderado e mais radical. “O extremismo em defesa da liberdade não é um vício. E a moderação em prol da justiça não é uma virtude”. A frase de Barry Goldwater, um dos fundadores do movimento conservador moderno, ressoa neste início de um processo que, no verão de 2016, levará à nomeação de um candidato do Partido Republicano para a sucessão do democrata Barack Obama na Casa Branca.

Mais informações
Os republicanos retomam a batalha contra a reforma migratória
Direita dos EUA redefine sua ideologia ao assumir mais poder

A corrida para demonstrar quem é mais conservador não é nova. Quem vota nas primárias são as bases do partido, mais engajadas ideologicamente que o conjunto do eleitorado. E os candidatos se esforçam para satisfazê-las. Mas desta vez os republicanos estão tendo que se equilibrar na tênue fronteira entre o radicalismo destinado a conquistar os ativistas mais engajados e a moderação necessária para atrair um país em processo de mudança: mais diversificado, menos branco e mais distante dos dogmas conservadores.

Jeb Bush

529230613
529230613

Filho e irmão de ex-presidentes, é o melhor situado por causa de sua experiência e sua capacidade agregadora. Diante das bases, ele repudia o rótulo de moderado. “Me apresentei como conservador”, recordou, em referência a sua fase como governador da Flórida.

As tensões da direita norte-americana têm aflorado estes dias na CPAC, a conferência anual da União de Conservadores Americanos, que abarca várias organizações de direita. Realizado em um hotel em National Harbor (Maryland), perto de Washington, o encontro marca o pontapé oficioso de uma campanha sem candidatos oficiais mas com uma saturação de pré-candidatos.

Scott Walker

Key Speakers At The Conservative Political Action Conference
Key Speakers At The Conservative Political Action Conference

É o homem do momento entre a direita. E governador do Wisconsin, um Estado com tradição progressista. "Se consigo enfrentar 100.000 manifestantes [sindicais], posso fazer o mesmo diante do resto do mundo", afirmou, em alusão à guerra contra o Estado Islâmico.

Marco Rubio

CONFERENCIA DE ACCIÓN POLÍTICA CONSERVADORA 2015
CONFERENCIA DE ACCIÓN POLÍTICA CONSERVADORA 2015

O senador pela Flórida, filho de cubanos, promoveu em 2013 uma lei de imigração parecida com a proposta por Obama. Agora se arrepende. “Não foi uma medida muito popular”, disse aos ativistas. Para ele, a lição é que antes de legalizar os indocumentados, é preciso proteger as fronteiras.

A maioria dos aspirantes – dos senadores Rand Paul e Marco Rubio ao governador do Wisconsin, Scott Walker, e ao ex-governador Jeb Bush – desfila pela reunião para testar suas mensagens, cortejar os simpatizantes e reivindicar suas credenciais conservadoras. Existe um desequilíbrio entre o farto terreno republicano e o democrata, onde a ex-secretária de Estado, ex-senadora e ex-primeira-dama Hillary Clinton se apresenta como a candidata quase inevitável.

Rand Paul

Key Speakers At The Conservative Political Action Conference
Key Speakers At The Conservative Political Action Conference

Senador pelo Estado de Kentucky, ele lidera a ala libertária do partido. É contrário à intervenção do Estado na economia e também na privacidade. Tem sido bastante crítico à NSA. Para ele, o Partido Republicano "precisa ser mais inclusivo e se parecer mais com os Estados Unidos".

Ted Cruz

Key Speakers At The Conservative Political Action Conference
Key Speakers At The Conservative Political Action Conference

O senador pelo Texas, filho de um cubano, questiona o conservadorismo de seus rivais. “Falar não custa nada”, disse. E cobra realizações. No Senado, ganhou a antipatia de muitos correligionários por sua rigidez na hora de bloquear qualquer acordo com os democratas.

Phyllis Schlafly é o que o movimento conservador tem como mais próximo de uma rainha-mãe. Na primeira fileira do partido há meio século, desde que Goldwater disputou sem êxito a presidência contra Lyndon B. Johnson, Schlafly liderou as batalhas contra os infiltrados comunistas, contra o feminismo, contra os desvios da ortodoxia. Schlafly, de 90 anos, é celebrada como uma pioneira. Conversando entre um discurso e outro, ela disse que ainda não sabe quem é seu candidato favorito, apesar de ver com bons olhos Scott Walker, o homem do momento. Ela, no entanto, sabe bem quem não quer ver candidato: Jeb Bush. Irmão e filho de presidentes, Bush é identificado com a ala pragmática do partido. “Não precisamos de uma monarquia”, afirmou Schlafly. “Não acreditamos no sistema britânico da primogenitura. Já tivemos dois Bushes”.

Grover Norquist, presidente da organização Americans for Tax Reform (“Americanos a favor da reforma fiscal”), é outra voz de peso na direita. Desde os anos oitenta, Norquist vem obrigando a maioria dos congressistas e presidenciáveis republicanos a firmar um juramento para não aumentar impostos. Quem se desviava da ortodoxia, arriscava-se a atrair a ira de Norquist.

“Precisamos de um candidato sólido, alguém que tenha ganho eleições, com experiência executiva e que possa falar com todo o país”, disse Norquist nos corredores da conferência. Casado com uma palestina, Norquist pode ditar regras em matéria fiscal, mas se esquiva de questões como a imigração. Apesar de o Partido Republicano bloquear as tentativas de Obama para reformar as leis de imigração, Norquist está otimista. “A retórica contra os imigrantes desapareceu”, consola-se. E, certamente, a mensagem abertamente xenófoba é mínima. “Nenhum desses rapazes fala assim”.

O risco para o Partido Republicano é se tornar o partido dos brancos. Na conferência conservadora, a presença de negros, hispânicos e asiáticos é irrisória. Este não é o rosto dos EUA do futuro, onde, segundo as projeções demográficas, os brancos deixarão de ser maioria até 2040.

Outro perigo: ceder ao Partido Democrata de Obama e Clinton o monopólio do discurso sobre as desigualdades e a erosão da classe média. O centro de gravidade ideológico está se deslocando e a nova direita adapta o discurso ao país em transformação. O Partido Republicano não quer ser o partido dos ricos e dos empresários. Para um candidato à Casa Branca, reivindicar suas origens de classe trabalhadora é um trunfo.

O triplo "não" dos ativistas

M. B.

A mensagem dos ativistas e aspirantes republicanos é um "não" triplo. O primeiro é um "não" ao presidente democrata Barack Obama. Apesar de ele estar fora da disputa em 2016, continua sendo o alvo predileto das críticas da direita, o melhor argumento para mobilizar aqueles que acreditam que os Estados Unidos entraram em um caminho socialista ou se distanciaram dos valores tradicionais norte-americanos. Nos últimos dias, republicanos como o ex-prefeito de Nova York Rudy Giuliani, ou o governador do Wisconsin, Scott Walker, lançaram dúvidas sobre o patriotismo de Obama e sobre sua religião. E, à medida em que as primárias se aproximarem, os ataques se multiplicarão.

O segundo “não” é à democrata favorita para suceder Obama, Hillary Clinton. Segundo o senador texano Ted Cruz, ela “encarna a corrupção em Washington”.

E o terceiro “não” se dirige a outro republicano, o ex-governador da Flórida Jeb Bush, favorito por sua capacidade agregadora, por sua rede de contatos familiares, pela experiência de governo e por suas posições moderadas em assuntos como imigração e educação. Bush é o candidato a ser derrotado.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_