_
_
_
_
_

A verdade sobre o casamento da menina norueguesa de 12 anos

O polêmico blog de Thea, em que narra seus planos nupciais com um homem de 37 anos, provoca indignação no país

"Olá, eu me chamo Thea, tenho 12 anos e vou me casar", diz o blog.
"Olá, eu me chamo Thea, tenho 12 anos e vou me casar", diz o blog.

No próximo sábado, dia 11 de outubro, Thea, uma menina norueguesa de 12 anos, caminhará para o altar para dizer Sim a Geir, um homem de 37 anos. Pela primeira vez, uma menina de 12 anos se casará com um adulto na Noruega. Toda a preparação para o enlace está sendo narrada há um mês pela a própria Thea neste blog, no qual combina selfies pueris tirados no seu quarto com posts sobre alianças, provas de vestidos de noiva ou bolos. Toda a engrenagem e as sensações envolvidas na preparação de um casamento são mostrados através dos olhos de uma menina de 12 anos. Em um post ela se atreve a falar de sexo e da chegada de bebês: "Creio que a minha mãe quer que eu tenha meus próprios filhos logo".

Algumas das supostas provas de vestido de noiva de Thea.
Algumas das supostas provas de vestido de noiva de Thea.Plan

A indignação provocada por esse polêmico diário pessoal virtual não é o que parece. Na realidade, é uma campanha da Plan, uma organização internacional que luta pela defesa e conscientização sobre os direitos das menores. Mas isso só foi esclarecido depois que o blog de Thea se tornou o mais lido do país durante um dia inteiro (recebeu mais de meio milhão de visitas) e que dezenas de noruegueses avisassem a polícia para tentar evitar o casamento. A organização esperou que o suposto casamento se tornasse um viral para anunciar sua verdadeira motivação: chamar a atenção da população para conseguir conscientizar sobre uma situação que afeta 39.000 meninas a cada dia.

Tal como relatou Olaf Thommessen, porta-voz da Plan, ao jornal britânico The Independent por conta da polêmica, a campanha atingiu seus objetivos: "A resposta foi surpreendente, conseguimos que todo tipo de gente se comprometesse com o caso, pessoas que normalmente não estão motivadas ou se envolvem com esse tipo de coisa".

Thea e seu futuro marido, Geir, de 37 anos.
Thea e seu futuro marido, Geir, de 37 anos.Plan

De fato, o suposto casamento de Thea e Geir deveria acontecer no próximo sábado, que coincide com o Dia Internacional das Meninas. Segundo estatísticas da ONU (apresentadas pelo jornal britânico), a cifra de meninas que se casaram antes dos 18 anos poderia alcançar 150 milhões na próxima década.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_