A verdade sobre o casamento da menina norueguesa de 12 anos
O polêmico blog de Thea, em que narra seus planos nupciais com um homem de 37 anos, provoca indignação no país
No próximo sábado, dia 11 de outubro, Thea, uma menina norueguesa de 12 anos, caminhará para o altar para dizer Sim a Geir, um homem de 37 anos. Pela primeira vez, uma menina de 12 anos se casará com um adulto na Noruega. Toda a preparação para o enlace está sendo narrada há um mês pela a própria Thea neste blog, no qual combina selfies pueris tirados no seu quarto com posts sobre alianças, provas de vestidos de noiva ou bolos. Toda a engrenagem e as sensações envolvidas na preparação de um casamento são mostrados através dos olhos de uma menina de 12 anos. Em um post ela se atreve a falar de sexo e da chegada de bebês: "Creio que a minha mãe quer que eu tenha meus próprios filhos logo".
A indignação provocada por esse polêmico diário pessoal virtual não é o que parece. Na realidade, é uma campanha da Plan, uma organização internacional que luta pela defesa e conscientização sobre os direitos das menores. Mas isso só foi esclarecido depois que o blog de Thea se tornou o mais lido do país durante um dia inteiro (recebeu mais de meio milhão de visitas) e que dezenas de noruegueses avisassem a polícia para tentar evitar o casamento. A organização esperou que o suposto casamento se tornasse um viral para anunciar sua verdadeira motivação: chamar a atenção da população para conseguir conscientizar sobre uma situação que afeta 39.000 meninas a cada dia.
Tal como relatou Olaf Thommessen, porta-voz da Plan, ao jornal britânico The Independent por conta da polêmica, a campanha atingiu seus objetivos: "A resposta foi surpreendente, conseguimos que todo tipo de gente se comprometesse com o caso, pessoas que normalmente não estão motivadas ou se envolvem com esse tipo de coisa".
De fato, o suposto casamento de Thea e Geir deveria acontecer no próximo sábado, que coincide com o Dia Internacional das Meninas. Segundo estatísticas da ONU (apresentadas pelo jornal britânico), a cifra de meninas que se casaram antes dos 18 anos poderia alcançar 150 milhões na próxima década.
Tu suscripción se está usando en otro dispositivo
¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?
Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.
FlechaTu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.
Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.
En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.
Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.