_
_
_
_

Canos fumegantes que incriminam os rebeldes pela derrubada do MH17

Alguns dos indícios que reforçam a teoria de que os rebeldes separatistas poderiam ser os autores da tragédia na Ucrânia

Estas são, segundo o Financial Times, algumas das provas que incriminam os rebeldes pró-russos da derrubada do MH-17.

Cano fumegante 1: Este vídeo mostra um sistema antimísseis BUK, suposto responsável pela derrubada, movendo-se na zona (rebelde) no mesmo dia da queda.

Cano fumegante 2: depois da derrubada do MH-17, um cidadão filma um caminhão transportando um sistema lança mísseis BUK a toda a velocidade em direção a Rússia. As fontes de inteligência dizem que os rebeldes pró-russos pretendem esconder o BUK na Rússia. Desta forma podem ficar tranquilos de que a missão da OSCE não encontre evidência alguma.

Cano fumegante 3: moradores de Torez fotografam um lança mísseis BUK na cidade de Torez, controlada pelos rebeldes e próxima do lugar da derrubada do MH-17.

Cano fumegantes 4: Rebeldes pró-russos alardeiam possuir um sistema lança mísseis BUK em uma conta do twitter. Em princípio, disseram tê-lo roubado de uma base do exército ucraniano mas o exército desmentiu. O exército ucraniano disse que tem sob seu controle seus 60 lançadores. Os rebeldes pró-russos utilizam frequentemente esta desculpa (ter saqueado arsenais ucranianos) para evitar reconhecer as transferências de armamento que recebem da Rússia através de uma fronteira sobre a qual têm pleno controle.

Cano fumegante 5: No mesmo dia da derrubada, o chefe dos rebeldes pró-russo, Igor Strelkov identificado como cidadão e membro do exército russo, anunciou a derrubada de um avião de transporte militar ucraniano Antonov-26. “Advertimos para que não voassem sobre nosso território”, disse. Nas acontece que nenhum An-26 foi derrubado neste dia, o que significa que os rebeldes possam ter confundido o MH-17 com um An-26. Vê-se a postagem de Strelkov (na foto) na qual alardeia a derrubada e coloca imagens da trilha fumegante do MH-17. Esta postagem foi apagada posteriormente.

Cano fumegante 6: que os rebeldes pró-russos têm uma capacidade antiaérea incrivelmente efetiva é algo provado. Desde que a crise começou derrubaram nada menos que 32 aparatos ucranianos, incluindo helicópteros, aviões de transporte e caças de combate. Este tipo de ação reflete a intensidade dos vínculos entre eles e a Rússia, pois revela que Moscou é perfeitamente consciente de que sem um mínimo de capacidade antiaérea os rebeldes não poderiam resistir o avanço das forças ucranianas. Por isto, uma das razões pela qual tanto os Estados Unidos como a União Europeia aprovaram a terceira rodada de sanções contra a Rússia é por conta do apoio militar encoberto que está concedendo aos rebeldes.

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo

¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?

Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.

¿Por qué estás viendo esto?

Flecha

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.

Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.

En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.

Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_