_
_
_
_
_

Copa do Mundo de 2014: a mais poluidora da história

O mega evento futebolístico produziu o dobro de emissões de carbono que na África do Sul 2010, mas também introduziu notáveis avanços ecológicos

Uma mulher, em um lixão do Rio de Janeiro.
Uma mulher, em um lixão do Rio de Janeiro.ANTONIO LACERDA (EFE)

Um voo comercial da Alemanha ao Rio de Janeiro para ver a final da Copa do Mundo deste domingo e depois voltar para a Europa gerará o equivalente a um milhão de quilos de dióxido de carbono. Um único voo de 300 passageiros.

Imaginem as emissões que geraram não apenas os milhares de voos para, de e dentro do Brasil, mais os milhões de deslocamentos terrestres entre as 12 sedes da Copa para viver ao vivo a emoção do campeonato de futebol.

O cálculo já foi feito: o Mundial 2014 gerará 2,72 milhões de toneladas de CO2, quase o dobro do 1,62 milhão de toneladas do campeonato da África do Sul há quatro anos e três vezes mais do que na Alemanha em 2006.

As estimativas são da própria FIFA, que aponta que mais de 80% das emissões desta edição serão produto das viagens por terra dos milhões de visitantes por toda a geografia brasileira. Tudo isto sem contar a demanda de energia produzida por milhões de televisões ligadas para ver a atuação das principais figuras do futebol mundial.

Isto equivale à contaminação gerada por 534.000 veículos e circulação durante um ano, segundo a Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos.

As autoridades destacaram, no entanto, que apesar desta Copa ter sido a mais poluidora da história, também foi a mais sustentável. Estabeleceu "um precedente na gestão ambiental dos grandes eventos esportivos", segundo afirmou na quinta-feira a ministra brasileira do Meio Ambiente, Izabella Teixeira.

A funcionária ressaltou o novo design mais ecológico dos novos estádios, alguns construídos ou modernizados com tecnologias para aproveitar a água da chuva, a luz solar, as fontes renováveis de energia e a iluminação de baixo consumo energético, entre outras.

Meio ambiente vs espetáculo

Com cada vitória ou derrota das últimas seis semanas, os torcedores compareceram em massa ao Brasil para animar suas seleções ou voltar para suas casas. Calcula-se que quase quatro milhões de turistas dos quatro cantos do mundo viajaram no último mês, atraídos pela chance de ser parte da história da Copa.

É o que precisa o espetáculo da Copa, mas em termos ecológicos representa também quase quatro milhões de pessoas a mais para alimentar, alojar, transportar, que precisam de água e saneamento, e que produzem lixo, um problema que cresce em todo o mundo.

É uma pegada ecológica importante que podemos ver, sobretudo, concentrada nas grandes cidades latino-americanas.

“Embora só a metade da população mundial more em cidades, elas consomem mais de 2/3 da produção global de energia e são responsáveis por 70% das emissões de dióxido de carbono", afirma Xiaomei Tan, especialista em mudança climática do Fundo para o Meio Ambiente Mundial (FMAM). "Temos que reconhecer o papel chave das cidades para o desenvolvimento sustentável, além dos riscos de não atuar agora", acrescenta.

Este aviso aponta diretamente para a América Latina, cuja taxa de urbanização é de 80% e abriga 4 das 30 mega-cidades do mundo. Além disso, depois de uma década de crescimento, cerca de 30% da população já se considera classe média e procura oportunidades para desfrutar de seu novo patamar social, o que inclui viajar para o exterior para eventos como a Copa do Mundo.

Pensando em um contexto pessimista, segundo os especialistas, se não se atuar agora, a América Latina será uma das regiões mais assoladas, caso o pior se torne realidade e a temperatura mundial aumente quatro graus até o final deste século.

O FMAM, o Banco Mundial e outras organizações de meio ambiente trabalham em vários projetos para aumentar a capacidade de "resiliência" das cidades. Uma destas iniciativas acontece em São Paulo, onde alguns ônibus usam baterias de combustível de hidrogênio para se alimentar, em vez de petróleo, para reduzir a emissão de gases de efeito estufa. Isto abre o caminho para a produção comercial de meios de transporte que utilizem hidrogênio em vez de diesel.

Outras medidas, de relativamente fácil aplicação e que não requerem grandes investimentos, focam nos padrões de conduta humana. Estas incluem, por exemplo, evitar longos deslocamentos para realizar compras - utilizando a internet ou produtos locais, por exemplo - e o uso de métodos de transporte alternativos como as bicicletas, de acordo com Xiaomei Tan.

Quando o árbitro marcar com seu apito o final da partida do domingo entre Alemanha e Argentina, e surgir um novo campeão mundial de futebol, começará a contagem regressiva para outra grande disputa esportiva: os Jogos Olímpicos de 2016 no Rio de Janeiro.

Estará o Brasil, um dos 17 países com maior biodiversidade do mundo, preparado para um novo impacto ambiental?

* Mary Stokes é produtora online do Banco Mundial.

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_