_
_
_
_
A ESCOLHA DA SEXTA

A rota turística dos loucos por futebol

O culto à bola no Brasil pode ter tido mais seguidores no passado. Ainda assim, o país é íntimo dos gramados e oferece aos torcedores fiéis uma rota turística futebolística de primeiro nível

Jovem torcedor brasileiro visita o Museu do Futebol, em São Paulo.
Jovem torcedor brasileiro visita o Museu do Futebol, em São Paulo.Dario Lopez-Mills (AP)

Dizem por aí que o brasileiro 'médio' já foi mais fanático por futebol. Mas, mesmo sendo hoje um sujeito mais crítico e, em parte, desanimado com a própria seleção, ainda reside nele um torcedor orgulhoso, defensor do ‘futebol-arte’ e acostumado a ganhar, e que vê o esporte bretão não como a mera galinha dos ovos de ouro da FIFA – e sim como um velho amigo sempre disposto a proporcionar novas glórias. Para esse brasileiro e para tantos estrangeiros apaixonados que o Brasil recebe nesta Copa, existe uma rota turística pensada para proporcionar uma imersão na nossa vertente de ‘país do futebol’.

Quem recolheu dados de pontos turísticos, estádios, museus e até de lojas que exaltam a paixão futebolística foi o site Impedimento, criado em 2005 por um coletivo de jornalistas interessados nesse universo e unidos sob o slogan “futebol e cultura sul-americana”. O resultado da pesquisa feita por eles em parceria com a Trivela é o Guia Futebol na Veia | Brasil 2014, disponível online em português, inglês e espanhol. Nele, foram reunidos, em cada uma das 12 cidades-sede do torneio, os passeios considerados obrigatórios para torcedores e especialistas – e também aqueles que dão um sabor da cultura do futebol de bairro, tão forte na América do Sul.

A seguir, estão alguns de seus ‘highlights'.

São Paulo

Por mais que não seja um destino famoso pelo turismo, São Paulo – que sediou a abertura do Mundial – proporciona a maioria das atrações. A cidade abriga o Centro de Memória Charles Miller, um espaço que mostra a história do primeiro clube a praticar futebol no Brasil (o SPAC) e de seu dono, Charles Miller, o brasileiro de origem inglesa que é considerado o 'pai do futebol' por aqui. Os paulistanos também foram os primeiros brasileiros a pisar num estádio: o antigo Velódromo Paulistano, construído em 1892 e adaptado em 1901. Foi sede de três times (Americano, Paulistano e Scottish Wanderers) e hoje funciona como teatro no centro da cidade.

Com vários times importantes, São Paulo tem também muitos museus especializados, entre eles o principal Museu do Futebol do país – que mostra as diversas faces do futebol na cultura brasileira, reúne uma biblioteca pública especializada no tema e exibe a camisa 10 que Pelé usou na final da Copa de 1970. Estádios também não faltam. Além do recém-nascido Arena Corinthians, onde aconteceu o jogo de estreia do atual torneio, tem o Morumbi (o maior, que já chegou a abrigar 140 mil torcedores), o Pacaembu (o preferido dos locais, famoso pela ótima visão que tem do campo) e o Allianz Parque (novo estádio do Palmeiras, que substitui o antigo Palestra Itália, e, ainda em fase de obras, foi escolhido por uma revista espanhola como o futuro estádio mais espetacular do mundo), e outros mais. Reduto boêmio que é, São Paulo é rica em bares temáticos, como o São Cristóvão Bar, o Artilheiros, o Veloso, o Bar do Parque e o Filial.

Torcedores se reúnem em bares para celebrar o Mundial.
Torcedores se reúnem em bares para celebrar o Mundial.N. A. (AFP)

Rio de Janeiro

Outro destino de primeira, futebolísticamente e turisticamente falando, é o Rio de Janeiro. Em Laranjeiras, bairro nobre da zona sul da cidade, a seleção brasileira fez seu primeiro jogo, onde, cinco anos depois, surgiu a casa do Fluminense (que, porém, não recebe partidas oficiais desde 2003). Depois, tem atrações como o estádio Figueira de Melo, que pertence ao São Cristóvão. Em sua entrada está exposta a faixa “Aqui nasceu o fenômeno”, fazendo referência a Ronaldo, que começou a carreira no clube. E, claro, está o Maracanã. Os cariocas são donos de um dos grandes estádios de fama mundial – e não só por seu tamanho, mas pela mística. No quesito bares, há uma riqueza de opções, e chama a atenção o México 70, não só um bar temático de futebol, mas um bar temático da mítica Copa do Mundo de 1970.

Demais capitais

Em Porto Alegre, os destaques são a Arena do Grêmio, inaugurada em dezembro de 2013 e considerada o mais moderno complexo multiuso da América Latina, e o Brechó do Futebol, um espaço com bar e uma loja que vende centenas de camisas de times de todo o mundo. Em Curitiba, merece uma visita o Estádio Janguito Malucelli, que se autoproclama o primeiro “ecoestádio” do Brasil. Sua arquibancada é feita com grama, a madeira utilizada é de áreas com reflorestamento e o ferro reaproveitado. E, em Brasília, há atrações como a Rua das Torcidas, um agrupamento de lojas de esportes, dedicadas em grande parte a clubes específicos, e o famoso estádio Mané Garrincha, o segundo maior do Brasil, remodelado há pouco tempo com um investimento de um bilhão de reais.

Pelé inaugura seu museu.
Pelé inaugura seu museu.N. A. (AFP)

Vale lembrar que a paixão nacional por futebol não se limita à grandeza brasileira, como mostra, em Salvador, o Restaurante Taberna, ligado ao antigo Clube Espanhol e que funciona como ponto de encontro dos torcedores do Galícia.

Santos e o futebol-arte

Apesar de não figurar no guia, Santos, cidade portuária localizada a cerca de 70 quilômetros de São Paulo, é considerada o berço do futebol-arte – que, por sua vez, é por excelência a modalidade nacional de jogo. Impossível, para um amante da bola, ignorar as atrações futebolísticas que ela oferece, entre as quais sobressaem o Museu Pelé, inaugurado no último dia 15 de junho, e o Memorial das Conquistas do Santos Futebol Clube.

O primeiro dá conta do talento e da história de Edson Arantes do Nascimento, o maior jogador do mundo, segundo comprovam as estatísticas. Pelé chegou a Santos aos 16 anos e, apesar de ser mineiro de nascimento, a adotou como seu lar. São 4.134 m² de atrações divididas em dois prédios, onde há 180 itens do acervo particular do Rei do Futebol e uma área de exposições interativas (a primeira delas, em cartaz atualmente, foi intitulada 4 Copas e 1 Rei).

Já o segundo, instalado no estádio Urbano Caldeira – ou, simplesmente, Vila Belmiro – é o passeio ideal para quem vibra com as glórias de craques que desfilaram por 100 anos de história de um dos times brasileiros mais famosos no exterior. Fala-se não só de Pelé, mas de Pepe, Coutinho, Dorval, Mengálvio e, mais recentemente, Edu, Robinho, Ganso, Neymar e de tantas estrelas que brilharam em seleções nacionais e que contribuíram para esse ar futebolístico que se respira no Brasil como em poucos lugares do globo.

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo

¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?

Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.

¿Por qué estás viendo esto?

Flecha

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.

Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.

En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.

Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_