_
_
_
_
_

O Papa, Shimon Peres e Mahmud Abbas invocam a paz no Vaticano

Os presidentes israelense e palestino atendem o convite de Bergoglio, feito durante sua viagem à Terra Santa

O Papa recebe o presidente Shimon Peres hoje.
O Papa recebe o presidente Shimon Peres hoje.RICCARDO DE LUCA (EFE)

O encontro é no final da tarde, nos jardins do Vaticano. O papa Francisco receberá os presidentes israelense e palestino, Simón Peres e Mahmud Abbas, para invocar juntos a paz no Oriente Médio. Não se trata de um encontro de oração interreligiosa nem muito menos de um ato político. O convite, feito durante a recente viagem de Jorge Mario Bergoglio à Terra Santa, apenas pretende “fazer uma pausa na política para ver desde outra perspectiva e mostrar publicamente o desejo comum de que aconteça algo, de que caminhos que foram fechados se reabram, de voltar a sonhar com a paz”, explicou o franciscano Pierbattista Pizzaballa, um dos organizadores do encontro.

Mais informações
O papa Francisco viaja a Jerusalém em plena disputa pelo Cenáculo de Jesus
Francisco: “É urgente encontrar uma solução pacífica para a Síria”
O Papa sente vergonha da “monstruosidade” do Holocausto
O papa Francisco cogita a abertura dos arquivos secretos sobre o Holocausto

Pizzaballa descarta de antemão que alguém se sinta frustrado caso, depois do ato no Vaticano, não hajam sinais significativos dos Governos israelense ou palestino. “Ninguém pensa”, explicou, “que a paz pode surgir no dia seguinte. Nem sequer se trata de rezar juntos, mas de estar juntos para rezar”. Por isso o encontro foi organizado de forma milimétrica, desde a escolha do local – os jardins, livres de símbolos religiosos que pudessem incomodar alguém — até a cronologia das rezas, que seguirá a ordem de nascimento das três religiões, ou seja, primeiro o judaísmo, depois o cristianismo e por último o islamismo.

O ato se celebrará nos jardins do Vaticano em inglês, hebreu e árabe

Está previsto que os dois presidentes cheguem ao Vaticano separadamente a partir das 18h15. O papa Francisco receberá ambos e terá um breve colóquio com a cada um e, depois, sairão da entrada da residência de Santa Marta para o local da celebração, na que também participará o patriarca ecumênico Bartolomeo. A cerimônia se celebrará em três atos, o primeiro dedicado à comunidade judaica, o segundo à cristã e o terceiro à muçulmana. Todos seguirão o mesmo ritmo de textos e música: oração de agradecimento, petição de perdão pelos pecados cometidos e, finalmente, invocação da paz. A seguir, Jorge Mario Bergoglio pronunciará umas palavras e convidará o presidente Peres e o presidente Abbas a fazerem o mesmo. O programa foi difundido na sexta-feira por Pizzaballa e o porta-voz da Santa Sede, o padre Federico Lombardi, prevê que o ato termine com “um gesto de paz” e “a plantação de uma oliveira”.

No final, e já fora dos holofotes, o Papa e os dois presidentes terão um encontro privado na sede da Academia das Ciências. Posteriormente, Simón Peres e Mahmud Abbas sairão do Vaticano separadamente.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_